sábado, 15 de novembro de 2014

YEMONJÁ SABÁ, SAGBÀ OU SOGBÁ
É a mais velha entre todas as Yemanjá, manca de uma perna devido a uma luta com Exu, rabugenta, e feiticeira, fala de costas, gosta de fiar seu cristal.
Comanda as caçadas mais profundas do oceano, tem afinidade com Nanã, Ayra, Oxalufan e Orunmilá .
Veste branco e prata.
Nesta qualidade, Yemanjá é perigosíssima, sábia e muito voluntariosa. Usa no tornozelo uma corrente de prata.
Numa briga com Exú, ela teve sua perna ferida, por isso suas yaôs quase se arrastam em sala, numa primeira manifestação, depois mostram toda a sua dança.
Seu olhar é irresistível e seu ar é altaneiro. Foi mulher de Orunmilá, e Ifá sempre acata sua palavra e em honra a tal hierárquica entidade, num xirê de Sobá, sempre entra um Oxalá.
Para ouvir seus fiéis costuma ficar de costas, carrega em uma das mãos um abebé espelhado e na outra uma estrela do mar. Consagrada com azeite doce e pitadas de mel.
Sua energia está na espuma branca do mar.
Suas amarrações jamais podem ser desatadas.
É a senhora do algodão, todos os seus assentamentos são feitos no algodão. É a eterna fiadeira.
Suas filhas costumam ser videntes ou tem o dom da intuição. Comumente seus filhos já nascem com dons oraculares, principalmente merindilogum.
LENDA:
IEMANJÁ VINGA SEU FILHO E DESTRÓI A PRIMEIRA HUMANIDADE
IEMANJÁ ERA RAINHA PODEROSA E SÁBIA.
TINHA SETE FILHOS E O PRIMOGÊNITO ERA O SEU PREDILETO.
ERA UM NEGRO BONITO E COM O DOM DA PALAVRA. AS MULHERES CAÍAM A SEUS PÉS.
OS HOMENS E OS DEUSES O INVEJAVAM. TANTO FIZERAM E TANTA CALÚNIA LEVANTARAM CONTRA O FILHO DE IEMANJÁ QUE PROVOCARAM A A DESCONFIANÇA DE SEU PRÓPRIO PAI.
ACUSARAM-NO DE HAVER PLANEJADO A MORTE DO PAI, O REI, E PEDIRAM AO REI QUE O CONDENASSE Á MORTE.
IEMANJÁ SABÁ EXPLODIU EM IRA.
TENTOU DE TODAS AS FORMAS ALIVIAR SEU FILHO DA SENTENÇA, MAS OS HOMENS NÃO OUVIRAM SUAS SÚPLICAS, E ESSA PRIMEIRA HUMANIDADE CONHECEU O PREÇO DE SUA VINGANÇA.
IEMANJÁ DISSE QUE OS HOMENS SÓ HABITARIAM A TERRA ENQUANTO ELA QUISESSE.
COMO ELES A FIZERAM PERDER O FILHO AMADO, SUAS ÁGUAS SALGADAS INVADIRAM A TERRA.
E DA ÁGUA DOCE A HUMANIDADE NÃO MAIS PROVARIA.
ASSIM FEZ IEMANJÁ.
E A PRIMEIRA HUMANIDADE FOI DESTRUÍDA.
oloje iku ike obarainan

29 comentários:

  1. Salve axé odociabá odoyá minha mãe!

    ResponderExcluir
  2. Salve axé odociabá odoyá minha mãe!

    ResponderExcluir
  3. Dona do meu Ori!!! Minha Mãe amada!!

    ResponderExcluir
  4. Dona do meu Ori!!! Minha Mãe amada!!

    ResponderExcluir
  5. adorei a historia derepente deu vontade de saber sobre yemanja descobri outra coisa pois nao sabia oque sig obara

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe Iemanjá hoje hoje descobri um pouco dá sua vida! E agora entendo o porquê deu ser assim minha mãe .

    ResponderExcluir
  7. Feliz com esta descoberta. por enquanto é a única certeza que tenho! ODOYÁ

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe 😍😍😍💖💖💓💓dona da minha vida e dos meus caminhos odoya

    ResponderExcluir
  9. Orio...amo a minha mãe sabá🌊❤️

    ResponderExcluir
  10. Amei tive quê tomar uma atitude sobre minha vida muito inportante mãe toma conta de tudo para mim Odoia
    Mae Iemanja

    ResponderExcluir
  11. minha deusa rainha da minha vida e do meu lar Odoya dona do meu orí

    ResponderExcluir
  12. nossa fiquei triste com a historia de iemanja soba,por isso ela ficou assim nao confiou em ninguem.por isso e desconfiada de tudo e de todos.minha linda mae odoya.

    ResponderExcluir
  13. Lindíssima historia!!!
    Da minha mãe de cabeça

    ResponderExcluir
  14. Nossa que história linda...

    E perguntei minha mãe de santo ela disse que realmente é a história da minha Yemanja. 😍♥️

    ResponderExcluir
  15. alguém pode me responder porque alguns dizem yemanjá sobá e outros dizem yemanjá sabá? tem diferencia?

    ResponderExcluir
  16. Minha mãe querida, é um privilégio carrega saba no ori.
    Saba a soberana 🌊

    ResponderExcluir