quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ESEWÈ, INSEWÈ OU ONISEWÈ:
É também conhecido como o grande caçador de borboletas.
Trata-se de um orixá caçador e curandeiro, que detém os poderes mágicos e terapêuticos das folhas, aos que foram presenteados por Ossaim.
Odé muito misterioso e feiticeiro e muitos de seus ofós são geralmente feitos em matas e em troncos de árvores secas.
Foi nessa passagem que teria sido enfeitiçado por Ossaim e fora morar no interior das matas, como seu companheiro.
É o senhor das florestas, ligado diretamente à Ossaim com quem vive nas matas, e rege as folhas mais altas, das copas das árvores.
Veste geralmente o azul turqueza, com muitas estampas e adereços em cipó, e usa capacete quase tampando o seu rosto.
Carrega bilalá, ofá, irukerê e eruechim e uma capanga ou embornal de couro cheio com folhas de eró.
Responde nos odus: 6 Obará, 7 Odi e 9 Osá.
Orixá que é bastante comum ver ao lado do assentamento de Ossaim, e não se faz essa qualidade de Odé sem assentar Agué, Oyá e Bara, e estes obviamente sempre comem com ele.
Se agrada ele muito com casa de João-de-barro, tanto que vai até em seu igbá. Assim como vão dois chifres de búfalo também.
Nas tradições atuais, sua ligação com Oyá é bastante ressaltada.
Nesse caminho Esewè é quem ensina Oyá a caçar, sendo esta também sua amiga e companheira entre os bosques e florestas.
Segundo itans, Isewé era bastante confundido dom Oyá devido à suas vestimentas.
É realmente o “Odé das borboletas” e foi encantado por Oyá, e por isso usa trajes de iyagbá e carrega as cores dela.
Tem estreitas ligações com Egungun e Iyá-mi. Rege os espíritos das florestas, os caçadores que se perderam nos bosques durante as caçadas.
Apesar de seus trajes femininos é bastante austero e bruto. Não aprecia o contato humano, tem pavor à multidão e barulhos na mata.
Suas cores predominantes são o rosa bebê e o salmão. Leva bastante cobre tanto em suas paramentas quanto nos fundamentos de Igbá.
Ele aprecia além das comidas rituais de Oxossi como axoxô, frutas variadas e bichos de caça, o acarajé, abará e aberém, assim como bastante feijão fradinho, ebô e ekó amarelo e vermelho.
Em Efon, Onisewé detém apenas ligações com Oyá Dè, e é um odé encantado que vive num tacho de cobre, enquanto em Ketu tem caminhos com Ossaim e Oyá.
Òyá Dè seria a caçadora, coligada extremamente aos caminhos de Òdé, vivendo nas matas e usando òfá, além do eruchim e da adaga.
oloje iku ike obarainan
— com Olojé Ikú Ikê Obarainan.

7 comentários:

  1. Oyá Dè, mais conhecida como Ologunerê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. De acordo com meus conhecimentos e vivência na casa de santo, são diferentes qualidades.

      Excluir
  2. Sou do efon e sou de Oyá Logunire com Odé Onisewé.
    Mas amei o itan e me identifiquei muito

    ResponderExcluir
  3. Oi. Fui iniciado no ketu de Insewe. Me identifiquei com itan e bateu com as coisas que o pai de santo me disse!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite alguém pode me informar a qualidade de Oxóssi que mora na casa do João de barro??

    ResponderExcluir
  5. É verdade q insewe so aceita oya como junto dele ?

    ResponderExcluir