quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Oya Bagan

Bagan tem como proprieadade a labareda, e governa o discernimento humano.Raramente pega a cabeça de homem..É a Senhora dos abanos e dos potes. Foi decapitada e por não possuir cabeça éconduzida por Ogun. As filhas de Bagan que não tomam os devidos cuidados, ficam propensas a teremproblemas mentais.Bagan, Egunita, Pada, e Igbale estão ligadas ao culto dos mortos, e por isto tudo vai pelo branco.
Só se deve fazer estes caminhos de Oya, em último caso. Só se não tiver jeito.Mesmo assim, para fazer uma destas Iyabás, o Babalorixá deverá ter mais de21 anos de santo, com todas as obrigações arriadas, e ter todos os Orixásfeitos na Casa, para garantir a segurança do Ilê Axé.O melhor é preparar a Iyawo para outros caminhos de Oya. Assim dizem osmais velhos, e é bom respeitar.Bagan, Egunita, Pada, e Igbale, assim como outros caminhos ligados ao Cultodos Mortos, são caminhos muito perigosos e, se não levarmos em contaalgumas condições, a Casa de Santo passará a ter muitos problemas.Se não houver outro jeito, a Casa deve estar preparada, assim como as cabeçasque irão participar das obrigações.
Oya Bagan veste branco e Mariwo. Por baixo da saia, usa uma outra de estopa,em tiras e com 9 fitas de cores diferentes amarradas nesta saia. Traz uma bonecatoda paramentada, preza na altura da barriga. As Oyasbale não gostam de ficar entre quatro paredes, devendo sempre ter umaporta aberta para elas.Oya Bagan é feita no tempo. Indo o cabelo da Iyawo para dentro de um pote

(cortei por aqui se não iria fundamentos que somente os antigos irão saber, essa semana postarei umas tres vezes devido as viagens ja para a proxima semana e ficarei ausente por aqui no entanto desejo a todos uma otima semana beijao e colofe a quem for de colofe bença a quem for de bença motumba a quem for de motumba e oi pra quem for de oi kkkk
oloje iku ike obarainan

19 comentários:

  1. Oi,achei muito útil esta postagem.
    Vi uma foto desta Oyá dando Rum e vi que os Ogãs tinham grandes varas nas mãos,iguais as de culto a Egun. Seria por este motivo? Elas não podem ter contato com pessoas? Se possível explicar,agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de saber mais sobre Oya bagan sou dessa qualidade, e tenho medo de ser feita no santo de forma errado ou mal instruída, agradeço desde já é aguardo retorno por aq ou por email ja q n pode postar muita coisa sobre essa orixá, sou burizada 4x já mas sei q algum dia vou ser feita nesse orisa q amo venero e meu caminho minha vida

    ResponderExcluir
  3. Oi vc já ouviu falar em oya kùnlé ? Qual oya seria essa ou é so um nome fictício.

    ResponderExcluir
  4. Olá ,fui iniciada no ketu é fui feita de bagan.mais nunca ela tomou minha cabeça e com isso mudei de água e dei minha obrigação e nada tenho duvidas e queria respostas.

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE SOU CONFIRMADA EKEDI A QUINZE ANOS DE AGANJU COM TOPE UM TEMPO DEPOIS DESCOBRI Q SOU DE IANSA MAIS UM TEMPO NA FRENTE DESCOBRI Q SOU RODANTE DE BAGAN MINHA VIDA FOI UM CAOS QUASE ENLOUQUECI QUASE FUI MORAR NA RUA COM QUATRO CRIANÇAS PASSEI PRIVAÇÕES DE TUDO ISSO TUDO SEM SABER DA MINHA CONDIÇÕES FIZ UM BORI BRANCO E MINHA MÃE PASSOU E UMA ENERGIA SEM EXPLICAÇÃO UM DOMINIO Q A GENTE N TEM PARA ONDE CORRER PAGUEI A IRA DA MINHA MÃE E PAGUEI CARO COM MUITO SOFRIMENTO DOENÇA(TIVE DERRAME A SETE ANOS E CONTINUO COM AS SEQUELAS)ESTOU DISPOSTA A COLOCAR TUDO NO LUGAR MINHA MÃE BAGAN MEU PAI OMULU XANGO Q ME PERDOE MAIS O CERTO E O CERTO TEM Q CONSERTAR OBRIGADO PELA POSTAGEM ABRAÇOS A TODOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade o certo e certo o errado e cobrado porem tem pais e mães de santo que brinca com a vida das pessoa tipo na minha casa não tem bagan ai vai. E faz de qual quer jeito

      Excluir
    2. Totalmente perdida senhora. Nao existe segundo e terceiro orisa. Nao sei por onde senhora aondou mas pelo visto. Pelas mentiras do ase. Quando digo não existe pq muitos orisas nao se conheceram , outros viviam em tribo um em cada. Não posso ser filho de ya com oboro. Nao samos filhos mas dencendentes energias. Preparados para mexer com energias que nos sera de ajuda. Energia existe muito antes de nossa existencia.

      Excluir
  6. Axo que Bagan não é esse monstro que as pessoas pintam dela n, ela é um orixá e como orixá so ira querer o bem do filho e se muitos sofreram na vida acredito que não tenha sido devido a ela, e sim por iniciaçoes mal feitas. Bagan e linda, é um orixá majestoso e tenho sorte de ter ela comigo. Me ajuda me protege, me ensina, e quando passamos a escutar nossa dinvidade avançamos muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe diz a mesma coisa pra mim já acredita agora mas ainda sou de Ogum e bagan e meu junto ase a todos

      Excluir
    2. Sem palavras disse tudo👏👏

      Excluir
    3. Correto e coerente minha irma sua bença

      Excluir
  7. Como um orixá sem Ori pode tomar um Ori? Em algumas lendas as margens do Rio Niger, Oya Bagan é conhecida por decapitar seus inimigos, seu nome vem dai e não de ser sem cabeça. copiar a primeira historia que acha na internet e publicar não reflete a realidade. ja vi essa mesma historia pelo menos umas 5 vezes.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com sua observação e acredito que devemos buscar conhecimentos para não cometermos sandices na vida de ninguém.nao somos detentores da verdade ,somos indivíduos que aprendemos todo dia um pouco mais.

    ResponderExcluir
  9. Mulher linda e poderosa ... Minha rainha!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia sou ekedy já sou confirmada a 26 anos fui confirmada com 11 anos para o orixa logum ede .
    E gostaria de saber se bagan só se faz na cabeça de quem não é rodante.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não .pois sou feito a pouco tempo mais já sinto sua presença forte em minha cabeça uma enorme pressão . Mesmo sendo de Ogum . bagan e meu adjunto

    ResponderExcluir
  12. Juntor o que significaria ? So pela palavra se ver não e de origem yorubana. Juntor o que acompanha que anda junto. Creio que seja isso... Mas uma criaçao nova nao dos primeiros sacerdotes fundadores do ase os africanos.

    ResponderExcluir