sábado, 15 de novembro de 2014

Porque nos do Candomblé não podemos comer carne de caranguejo, aliás creio que uma das pióres EWÓ.
As pessoas que são iniciadas no candomblé não devem e não pode comer caranguejo, Principalmente QUEM É INICIADO de Omolú.
Em épocas antigas quando os Orisás habitavam nosso planeta, Nana quando teve Omolú, vendo que seu filho era todo coberto por chagas horríveis, aliás uma das kizilas de Nanã é não ver ninguém sofrer, por sua vez não querendo cria-lo acabou que abandonando Omolu na praia na maré alta.
Diante disto, TODOS OS PEIXES DO MAR vieram adorar O Grande Rei Omolú, mas o caranguejo por sua vez sempre faminto foi logo dando mordidas e arrancando com suas poderosas garras pedaços enormes da carne do Rei Omolú, os outros peixes vendo isto foram logo Chamar IYEMONJÁ IYÁSESÙ, que chegou correndo salvando Omolu, tirando-lhe Ebó em seu corpo com a areia da praia, por isto estoura-se a PIPÓCA para OMOLÚ NA AREIA DE PRAIA, passando azeite de dendê, com a palha da bananeira, oferecendo-lhe Acaça, elemento que dá a vida e saúde.
A Grande Senhora mãe dos peixes, Iyemonjá Iyásesù, levou Omolú para seu Reino... SÓ QUE ANTES SENTENCIOU ao CARANGUEJO:
-DE HOJE EM DIANTE, TÚ SERÁS AMALDIÇOADO POR QUEM FOR ADOSÚ (INICIADO DE ORISÁ) E PRINCIPALMENTE QUEM FOR MEU FILHO OU MINHA FILHA, NINGUÉM MAIS COMERÁ DE SUA CARNE E VOCÊ NUNCA MAIS ANDARÁ PARA FRENTE, POIS SÓ ANDARA DE LADO.
E QUEM COMER DE SUA CARNE TAMBÉM SÓ ANDARÁ DE LADO NA VIDA, JAMAIS PARA FRENTE.
O AMOR DE MÃE IYEMONJÁ FALOU MAIS ALTO E O CARANGUEJO FOI BANIDO DA MESA DOS ORISÁS PARA SEMPRE, SENDO PROIBIDO PARA QUALQUER FILHO DE QUALQUER ORISÁ, VODUN ou INKISI, Principalmente AOS filhos de IYEMONJÁ, NANÃ E OMOLÚ.
Portanto tomem cuidado em não comer jamais Carne de CARANGUEJO... para não causar danos a vida material e espiritual... CUIDADO HEIM!!!
----------------------------------------------------------------------------------------
OUTRO "ITAN"
Porque não devemos comer caranguejo?
Este ITAN nos remete a importância de não trairmos as divindades, não jurar em vão, não falsear com as palavras.
Devemos ser corretos e transparentes em nossas atitudes. Você que ainda não se iniciou e pretende se iniciar saiba que iniciar para o òrìsá é re-iniciar, é cuidar de suas maneiras é ganhar uma nova oportunidade.
A oferta de Olodunmarè é generosa. Re inicie-se, dê uma nova chance a sua vida.
Como o caranguejo ficou sem a cabeça:
Quando o mundo foi criado, nenhum animal possuía cabeça.
Entretanto, Olofin havia prometido que um dia, todos seriam aquinhoados com cabeças, mas, como se tratava de um número muito grande de pretendentes, não havia previsão de data para a entrega. A verdade é que todos andavam muito ansiosos pelo momento de poderem desfilar exibindo belas cabeças, dotadas, segundo se dizia, de olhos, boca, orelhas e tudo o mais que compõe uma boa e verdadeira cabeça.
Naquela época o caranguejo era um bom adivinho e vivia desta atividade. Todos os bichos da região eram seus clientes e ele orgulhava-se de jamais haver falhado numa previsão.
Caranguejo cultuava Esù, de quem era muito íntimo e com quem dividia, de bom grado, tudo o que recebia na sua função de adivinho. Desta forma, mantinha-se sempre, muito bem informado de tudo o que acontecia, tanto no Aye, quanto no Orun.
Sabemos, com certeza, que era Esù quem sustentava o dom de adivinhar do caranguejo.
Um belo dia, logo pela manhã, Esù foi à casa do amigo para lhe dar, em primeira mão, a grande e tão esperada notícia: no dia seguinte Olodumaré, que já não agüentava mais tanta reclamação, distribuiria cabeças entre os animais. Havia, no entanto, um pequeno problema: o número de cabeças existentes não era suficiente para atender a demanda todos, por este motivo, aqueles que chegassem por último ao Orun, continuariam acéfalos. “Não contes a ninguém o que te estou revelando. Trata de chegar primeiro e assim poderás escolher a melhor cabeça que estiver disponível. Depois podes espalhar a notícia entre todos”.Disse Esù ao caranguejo.
Ora, como já sabemos, o caranguejo zelava muito bem por sua fama de adivinho e assim, não se sabe se por força de ofício ou por simples vaidade, logo que Esù foi embora, saiu batendo de porta em porta, espalhando a boa nova e sendo por isto, muito bem recompensado pelos vizinhos.
Atrapalhado com tantos presentes, caminhava cada vez mais lentamente, mas não parou até que o último dos bichos tivesse sido avisado.
Os animais, logo que sabiam da novidade, abandonavam o que quer que estavam fazendo e corriam para o Orun, em cuja porta já se havia formado uma imensa fila.
A confusão era tão grande que filas foram formadas para que a ordem de chegada fosse respeitada, já que alguns retardatários, usando de força, tentavam furar a fila.
Somente depois de voltar à sua casa, onde guardou os presentes que havia recebido em troca da informação, é que o caranguejo, após tomar um bom banho, dispôs-se a ir buscar sua própria cabeça.
Contudo, quando finalmente chegou ao Orun, era tarde demais, não existia mais uma cabeça sequer, desta forma, por não saber guardar segredo, nosso herói ficou privado de adquirir uma cabeça.
Zangado e decepcionado com a atitude do amigo, Esù negou-se, para sempre ajudá-lo no ofício de adivinho e desmoralizado e triste, o caranguejo internou-se no pântano onde vive até hoje enterrado na lama… E Sem cabeça, é claro!!!
Diante deste ITAN, acredito que o maior motivo de todos nós não podermos comer CARANGUEJO, é exatamente porque o caranguejo cometeu um interdito com Èsú, traindo assim sua confiança.
Obs: Portanto jamais QUEBRE; JURAS, PROMESSAS, não revelando o que é SEGREDO para não contrariar ÈSÚ.
oloje iku ike obarainan
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ifá Owódowó OTURA MEJI!!! A segunda historia esta no odu otura meji de ifa, nesse mesmo odu existem mas duas historia que explicam o porque o babalawo não deve comer caranguejo. Resumindo as historias: uma conta que orumila estava sendo perseguido por uns genocidas inimigos da filosofia de ifa, eles queriam pegar a Orumila porque este estava com as nozes de ifa numa bolsinha, Orumila quando deu conta que estava fugindo na direção do mar, já estando num despenhadeiro, escondeu as nozes numa taberna pequeninha e continuou correndo até chagar na vera do despenhadeiro logo se atirou ou mar quando viu que os inimigos já estavam perto dele, quando Orumila caiu na água tinha um polvo que saiu nadando, assustado e jogando tinta, a qual cobriu de uma cor preta a área aonde Orumila tinha caído, então os Inimigos que ficaram na vera do despenhadeiro olhando pra abaixo, acharam que orumula tinha morrido e que a tinta era a sangue dele, e foram embora. orumila saio e foi pegar as suas nozes mais viu que no estavam ai, então começou a fazer rezas e dai a pouco apareceu um caranguejo com duas nozes asseguradas uma em cada tenaza, dai ele continuou as reças e foram aparecendo pouco a pouco vários caranguejos com nozes até que aparecerem todas as nozes, da ai Orumila declarou que nem ele nem seu filhos nunca mair iriam comer polvo nem caranguejo; A outra historia diz que o caranguejo era quem tinha cabeça e o homem que era seu amigo pediu para ele que emprestasse a cabeça por um dia para resolver um problema, o bom carquejo prestou a sua cabeça ao homem e este se desenvolveu muito bem com ela, tanto foi que Olodumare deu a supremacia do mundo a o homem por demostrar inteligencia e deu um chicote pra ele como mostra de monarquia. ao dia seguinte o caranguejo viu ao homem descendo da montanha e pediu que devolvesse a cabeça para ele, o homem não quis devolver a cabeça dizendo que ele a precisava mais, quando o caranguejo tentou insistir o homem ameaçou-e fazendo soar o seu chicote e falado para ele que a cabeça já era sua e que se voltava a incomoda-o com esse assunto ele iria a esmaga-o com o chicote, o caranguejo como não tinha já cabeça, ficou sem rumo, perdido foi para a morar na lama.. Obarainan Oloje você é certamente bem sábio gosto muito das as suas postagem, apreendo muito e me moriva para estudar mais ifa, obrigado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário