quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Oxum Ijimu
Ijimú mora nas profundezas dos rios junto com Yá Ominibú. Na África o orixá Oxum é originalmente da cidade de Ìjimu, sendo este mais um de seus epítetos que tornou-se no Brasil uma qualidade do orixá. Hoje temos uma riqueza de atos iniciatórios muito grande a respeito desse caminho, onde a cultuamos como um aspecto mais velho, a própria personalização do mistério e da sabedoria do fundo dos rios. Ijimú, ou Ijumú, carrega os segredos da cabaça de Yámin Osorongá, por isso muitos egbomis dizem que não é iniciada na cabeça de homem, não que seja errado, mas esse filho não irá poder exercer uma das funções principais do axé do seu santo, que é defender o poder ancestral feminino.
Ijimú e a Mãe do Povo Jejê
Ijúmu é ligada ao povo carijébe, ou como chamamos o povo de jejê, diz uma lenda Oxum Ijimú teve vários filhos, assim era mestra no cuidados as crianças, e acabou por se tornar responsável pelos nascimentos de seu povoado, ia de casa em casa, com o tempo sua fama cresceu, em um período que o reino de Nanã foi atacado por Ogum e seu povo teve que ir para a guerra, Nanã pediu a Ijimú que cuidasse das crianças de sua tribo, então ela os colocou em uma grande cabaça e os levou para o fundo do rio, até que a grande guerra acabasse, por seus favores e pelo amor com que cuidou dos filhos do jejê, Nanã lhe ofereceu dois brajás de búzios e uma abebé de madeira, em forma de boneca, com a parte superior em forma de cabaça, como a ilustração abaixo, para que essa passagem nunca fosse esquecida.
Seus filhos
Seus filhos carregam a simpatia, educação e a sabedoria, são ótimos educadores. Magros e joviais carregam no olhar a sinceridade. A memória boa é marca registrada, sempre estão prontas a escutar e adoram um bom papo. Na sua maioria, são modesto, pra elas sem admiração não há amor. Tradicionais, tem tendência aguçada ao misticismo e as artes ocultas

38 comentários:

  1. Boa noite gostaria de saber se Osun Ijimu o seus caminhos são só Oxalá e Omolu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Giovanna, sou recém iniciada, filha de Ijimu com Sangô, segundo os mais velhos são somente esses dois caminhos, mas quem decide e Orulumilá, e dependendo do seu destino quem caminhará junto será outro orisa. Motumba irmã!

      Excluir
    2. Também aprendi que tem ligação com Yemoja. Estou errado?

      Excluir
  2. Boa noite gostaria de saber se Osun Ijimu o seus caminhos são só Oxalá e Omolu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela também caminho com nana e com ogum, sendo esses seus caminhos mais difíceis de se encontrar

      Excluir
    2. Eu sou de oxum com nanã então posso carregar ijimu

      Excluir
    3. Boa tarde.Não é pelo fato de você ser de oxum com nana que teria que ter ijimú,pois ijimú é mais um dos caminhos de oxum como yponda,opara,omiibú, entre outras.ijimú tem uma forte ligação com nãnã e iyami ajé.

      Excluir
    4. Nunca vi nana como junto mas cada casa e um qual

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Gente nana nao e junto de yjimù nana e o caminho dela ou seja pessoas de yjimù sao orimejis tais como pessoas de opara onira aira

      Excluir
    7. Boa noite. Asé! Nanã é apenas um fundamento, um enredo de ayjimù, Onira não é orí megi é uma coisa bem diferente. Onira come junto com oxum, carrega sua cabaça, e é de Opará! Isso são caminhos dos orixás. Oxoguiã, também tem caminho com Onira. TD Orixá tem seus caminhos q o diferencia e forma sua energia como tal! Irê ô a todos!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, o texto trás que Nana ofertou a Ijimun "... dois brajás de búzios e um abebé de madeira, em forma de boneca, com a parte superior em forma de cabaça, como a ilustração abaixo." Mas não tem essa ilustração. Como dessa oxum, gostaria de vê essa imagem. Vc a tem?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pois me falaram que sou de omolu com oxum e a oxum seria ijimu gostaria de saber se ela pega cabeça de homem como no meu caso

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo conto lindo ,sou desta senhora eu não vim julgar só admirar mais um conto ,até porque vou morrer sem saber tudo alta nos um pouco a cd a dia destes cultos lindos e de infinita aprendizagem !

    ResponderExcluir
  8. Assim como muitos sou filha de Oxum Ijimú, a minha Oxum vem com Omolu, essa Oxum é muito misteriosa e perigosa, ela pode vir acompanhada com qualquer orixá da família da palha, assim como conta na historia, a gratidão que Nanã e sua família tem por essa Oxum faz com que normalmente a Oxum seja acompanhada com a família de Nanã, não há muitas coisas sobre ela por ser uma qualidade antiga, mais muito obrigada por manter a sinceridade e a realidade sobre esse orixá tão belo, é importante manter nossa religião com a mair originalidade possível, para aqueles que fazem baixarias não estrague nosso culto cujo somos fieis. Motumbá irmãos.

    ResponderExcluir
  9. Sou de oxum ijimu e adoraria tem mas conhecimento se caso alguém quizer repassar o conhecimento gostaria de intenter

    ResponderExcluir
  10. Acho que essa Oxum pega cabeça de homem sim, sou de Oxum com Obaluae e a primeira a responderar no jogo foi Nana.
    Acho que por Nana não pegarcabeça elés associam a Ijimu

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostaria de manifestar uma dúvida, por gentileza...
    A minha mãe-de-santo me deu Oxum como santa de frente e disse que Ijimu é o seu caminho, mas tenho procurado informações sobre ela e alguns dizem que ela não pega cabeça masculina por sua ligação com Nanã e as Iyami.
    É possível que ela seja de fato a dona da minha coroa? E se for o caso ela poderia comer (vir acompanhada) com quais orixás?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de ijimu, também tive essa dúvida! Mas sim sou da minha mãe, todos os jogos deu lafiado ijimu. E minha mãe pega a minha cabeça. Por tempo eu desconfiei, porém aprende a confia em ifá e quando eu perguntei minha me mostrou seu caminho.

      Excluir
  12. Essa análise de oxum e raríssima
    E a dona dos 16 ocultar
    Sem ela não se faz orixás
    Pois Ela É a senhora do segredo ,ela pode vir com qualquer outro orixá,por ser a representação da Deusa, e conter os segredos das senhoras que não se deve falar seu nome...Essa Oxum é a mais antiga e sabia,o choro da deusa que pedi a Eledumare que vendo a terra quase morta à torne viva novamente..Essa Oxum sig vida,geração, esplendor de vida,ela pode até ser mãe de de homens, porém não costuma pegar cabeça de homens justamente porque o axé dela vem da geração, (,útero),onde trabalha pra luz um orixá maravilhoso e antigo na terra ,tal como está oxum..

    ResponderExcluir
  13. Sou de oxum ijimu com as yamis e omulu meu junto xango . Um orixa muito complicado

    ResponderExcluir
  14. Sofre muito ate descubri seus fundamentos são complicados

    ResponderExcluir
  15. Comecei na Angola passei para o ketu bom até então eu era oxum Kate agora foi jogar foi dito que sou oxum ijimum por isto não consigo prosperar isto pode acontecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM. Cada filho o tem orixá ou orixá com ori meiji tem reconhecer a qualidade que rege no filho para que os caminhos do filho próspero

      Excluir
    2. Sim. E muito importante que a qualidade do seu orixá esteja certo para que prosperidade na sua vida pessoal e profissional

      Excluir
  16. Esse orixa e raspada pois onde passa nao quiseram fazer ela o jogo fica complicado
    Eu so queria entender

    ResponderExcluir
  17. Desculpe
    Essa e minha orixa
    So que eu precisava saber por que eu nao posso raspa ate hoje nao consegui entender se onde passo rejeitam fazer ela 3 casas que fui jogar diz que nao posso fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu ilê, diz que ela não aceita a raspagem! Então pessoas de ijimun não se raspa! Eu fiquei sabendo a pouco tempo, e venho me aprofundando no assunto, pois estou perto de fazer minha feitura! Já tenho ela assentada, porém tenho nana tbm, pois é caminho!
      Com isso todos os acompanhantes de ijimun é funfun. É do Branco! Sei e tenho certeza de que estou fazendo certo! Essa orixá não aceita que zelador homem ponha a mão na cabeça de seus filhos! Apenas pessoas zeladoras de Yaba podem fazer este orixá!
      É até onde eu sei! E seu assentamento não é muito difícil, mas tem oros a serem feitos durante sua feitura! Essa orixá não permite que coisas erradas aconteçam com seus filhos, a não ser que o filho seja rebelde! Então vai de cada um! Mas ela é bem rara mesmo! Eu sou de Ijimun com Ogun!

      Excluir
    2. Porém também estou a procura de respostas pq não aceitam a raspagem!

      Excluir
    3. vai de casa, sou de oxum ijimun tenho 6 anos de iniciada. antes frequentava um terreiro onde o pai de santo era homem. Não fluir, ate então não sabia a qualidade. e ela não se mostrava no jogo dele. troquei de casa, conheci um terreiro onde a mãe de santo tbm é de oxum(yepondá). Fui iniciada, meu junto é da familia da terra. sou mulher, não sei dizer o motivo no qual as casas que vcs foram não quis iniciar, porem que raspa, raspa. rs

      Excluir
    4. Certeza tbm sou raspada por uma pai de santo homem de oxum yponda

      Excluir
  18. eu sou homem e sou iniciado oxum ijimu com omolu e minha vida próspera muito bem, oxum escolhe os seus filhos para o sucesso, seja homem ou mulher, sabemos que minha mãe não aceita que ninguém diga o que ele pode ou não pode fazer, se ela recolher está escolhido, iya ou baba apenas tem que aceitar a vontade do orixá.
    muitos não querem raspar em homem por não saber como mexer sem ofender, essa é a verdade.

    ResponderExcluir
  19. Olá gostaria de saber porque dissem que so mulher mãe de Santo que pode criar o santo da yaho dessa divindadeoxun iyanibu

    ResponderExcluir
  20. Olá, joguei búzios uma vez, e deu oxum e Omolu e por incrível que pareça, eu sou homem, e creio eu que ijimu seja a minha qualidade que me guia, pq até então, é a única oxum que faz da família da terra, então, oxum pode ou não pode raspar na cabeça de homem?

    ResponderExcluir