Oyá Logunerè / Oyá Gbalè Dè:
O Nome do orixá Logunerè, significa em yorubá: “Da Guerra de Ere”, e Ere é uma cidade da Nigéria. Patrona dessa cidade, foi associada ao culto de Gbale e reconhecida como Oyá Igbalé De, aqui no Brasil, e também aos orixás: Ogun, Omolu, Logunédé e Ibeji. Além da arte da guerra, Logunerè conhece a caça e trás consigo um forte extinto materno, como podemos ver na lenda adiante.
É uma Divindade da Nacão Efon,conhecida também como:
" Oyá N'ifá Orô - A Senhora dos segredos da caça!"
Qualidade de Oyá/Yansã caçadora. Considerada qualidade de aspecto jovem, tem temperamento doce e alegre porém agitada, vingativa e guerreira.
Foi esta Oyá quem acolheu Logunedé quando este foi abandonado ainda
recém nascido por Oxum sobre folhas de Oxibatá na beira do rio. Foi ela quem o criou e ensinou a caçar.
Esta qualidade de Oyá/Yansã veste tons claros, principalmente rosa e azul
claro, traz espada (alfange), eruexim de pelos claro, chifres á tiracolo, e ofá.
Usa também peles e couro de animais na sua vestimenta.
Come acarajés feitos no azeite doce e no dendê, bichos claros ou avermelhados, alem de frutas e doces que também lhe podem ser oferecidos.
Gosta muito de flores.
Logunerè e o filho de Oxum:
Logunerè era uma moça simples que vivia em um vilarejo próximo a Ire, e a cidade de Ypondá, era uma excelente caçadora e também conhecia a mata e o poder das ervas medicinais. Ogum havia instalado naquela região uma guerra que seguia de Irè até Daomé, por onde passava conquistava, contudo deixava para trás um rastro de destruição. Então Logunerè e Omolu, iam de tribo em tribo ajudando os feridos. Em uma dessas missões, os dois andavam pela mata fechada próximo a Ypondá, cortando caminho entre uma aldeia e outra, e de longe ela viu um menino correndo, era Logunedé, que decidiu brincar com casa de abelha, literalmente, então ela em um estalo rápido pediu que Omolu, com suas palhas afastasse as abelhas do menino, e assim ele fez. Logunerè acalmou Logun e levou a até Oxum, que agradeceu a Omolu e também deu a ela uma abebé banhada no mais puro cobre e pediu que ela ensinasse ao menino como lutar, para que ele se defendesse, assim Logunerè cuidou da educação de Logun, e deu a ele a ofangi, que mais tarde ele usaria para lutar na guerra de Edé.
Roupas e Aparamentas:
Esse orixá usa as cores, coral, rosa, verde folha, carrega espada, ofá e uma abebé em forma de leque. Em suas aparamentas podemos coloca prata, búzios ou até mesmo mariwò desfiado.
Seus filhos:
São pessoas fortes e trabalhadoras, quando mulher, o extinto materno é muito forte. Em suas vidas eles aprendem sempre a lidar e cuidar de doentes. São sérios, introvertidos, e sempre procuram a razão para tudo, pois o amor sempre lhe causam feridas profundas. São pessoas que amadurecem muito rápido. São comprometidas com orixá e não tem medo de função. Tem poucos amigos, pois não conseguem demonstrar seus sentimentos com facilidade. São ótimos educadores.
oloje iku ike obarainan
O Nome do orixá Logunerè, significa em yorubá: “Da Guerra de Ere”, e Ere é uma cidade da Nigéria. Patrona dessa cidade, foi associada ao culto de Gbale e reconhecida como Oyá Igbalé De, aqui no Brasil, e também aos orixás: Ogun, Omolu, Logunédé e Ibeji. Além da arte da guerra, Logunerè conhece a caça e trás consigo um forte extinto materno, como podemos ver na lenda adiante.
É uma Divindade da Nacão Efon,conhecida também como:
" Oyá N'ifá Orô - A Senhora dos segredos da caça!"
Qualidade de Oyá/Yansã caçadora. Considerada qualidade de aspecto jovem, tem temperamento doce e alegre porém agitada, vingativa e guerreira.
Foi esta Oyá quem acolheu Logunedé quando este foi abandonado ainda
recém nascido por Oxum sobre folhas de Oxibatá na beira do rio. Foi ela quem o criou e ensinou a caçar.
Esta qualidade de Oyá/Yansã veste tons claros, principalmente rosa e azul
claro, traz espada (alfange), eruexim de pelos claro, chifres á tiracolo, e ofá.
Usa também peles e couro de animais na sua vestimenta.
Come acarajés feitos no azeite doce e no dendê, bichos claros ou avermelhados, alem de frutas e doces que também lhe podem ser oferecidos.
Gosta muito de flores.
Logunerè e o filho de Oxum:
Logunerè era uma moça simples que vivia em um vilarejo próximo a Ire, e a cidade de Ypondá, era uma excelente caçadora e também conhecia a mata e o poder das ervas medicinais. Ogum havia instalado naquela região uma guerra que seguia de Irè até Daomé, por onde passava conquistava, contudo deixava para trás um rastro de destruição. Então Logunerè e Omolu, iam de tribo em tribo ajudando os feridos. Em uma dessas missões, os dois andavam pela mata fechada próximo a Ypondá, cortando caminho entre uma aldeia e outra, e de longe ela viu um menino correndo, era Logunedé, que decidiu brincar com casa de abelha, literalmente, então ela em um estalo rápido pediu que Omolu, com suas palhas afastasse as abelhas do menino, e assim ele fez. Logunerè acalmou Logun e levou a até Oxum, que agradeceu a Omolu e também deu a ela uma abebé banhada no mais puro cobre e pediu que ela ensinasse ao menino como lutar, para que ele se defendesse, assim Logunerè cuidou da educação de Logun, e deu a ele a ofangi, que mais tarde ele usaria para lutar na guerra de Edé.
Roupas e Aparamentas:
Esse orixá usa as cores, coral, rosa, verde folha, carrega espada, ofá e uma abebé em forma de leque. Em suas aparamentas podemos coloca prata, búzios ou até mesmo mariwò desfiado.
Seus filhos:
São pessoas fortes e trabalhadoras, quando mulher, o extinto materno é muito forte. Em suas vidas eles aprendem sempre a lidar e cuidar de doentes. São sérios, introvertidos, e sempre procuram a razão para tudo, pois o amor sempre lhe causam feridas profundas. São pessoas que amadurecem muito rápido. São comprometidas com orixá e não tem medo de função. Tem poucos amigos, pois não conseguem demonstrar seus sentimentos com facilidade. São ótimos educadores.
oloje iku ike obarainan
Muito legal o texto! Adorei.
ResponderExcluirAchei o texto bastante confuso. Não fica claro se o mesmo é direcionado a Oyá ou a Logum Edé.
ExcluirE que Oyá Logunerè é essa ?
Acredito que o autor deveria reescrever o texto, procurando se focar e definir um único assunto. No caso, Oyá ou Logum Edé.
Até sabemos da forte ligação existente entre Oyá e Logun Edé, mas da forma que isso é apresentado no texto, fica praticamente incompreensível.
Não fica saiba interpretar....
ExcluirEssa oya e uma caçadora.
Ela e bem diferente das outras,que outras?
Bales
Pada
Onira
Topé... logunerè e um ode que vive na casa de oxosse se vc e feito sabe que as iabas vivem na casa de sango... Mais ela não
Sou feito nessa qualidade e desconheço outro homem de logunerè,sei e ja ve uma mulher no Rio de Janeiro so ela...
Agora veja o que tem a ver o que vc colocou ai isso que o autor pós foi so um Irã,faltando coisas mais legal a introdução dele;
entao quer dizer que Oya topé e Logunere sao as mesmas?
ExcluirNão oya logunere e gbale. É essa oya e diferente pq anda na casa e as outras oya e de costume viver com sango
ExcluirOyá Logunerê é uma Oyá que caminha junto com Logun Edé, que usa Rosa, dourado, coral, azul claro. Que usa Adaga (espada), Eruexim, Ofá
ExcluirOyá Logunerê é uma Oyá que caminha junto com Logun Edé, que usa Rosa, dourado, coral, azul claro. Que usa Adaga (espada), Eruexim, Ofá
ExcluirOyá Logunerê é uma Oyá que caminha junto com Logun Edé, que usa Rosa, dourado, coral, azul claro. Que usa Adaga (espada), Eruexim, Ofá
ExcluirSou feita há dez 10anos nessa senhora. Minha cabeça ainda é megi Oya logunare e Yemanja Ogunte.
ExcluirMuito linda historia da minha mãe oyá logunerè...
ResponderExcluirGente isso é verdade oya logunere nao pega juntò?
ResponderExcluirPq eu fui iniciado de ya ogunte com oya logunere.E ela vira na minha cabeça!!
Gente isso é verdade oya logunere nao pega juntò?
ResponderExcluirPq eu fui iniciado de ya ogunte com oya logunere.E ela vira na minha cabeça!!
Essa Oyá não vem como juntó a não ser se no ori for Logunedé. Ou ela vem sozinha sem juntó ou vem com Logun. Não existe ser de Ogunté com Loguneré. Eu sei, pq sou filha dessa santa e não tenho juntó, mas o fundamento dela foi feito com Logunedé.
ExcluirLinda o itan de minha Santa 😍😍😍
ResponderExcluirQueria saber mais sobre ela rss
Sou feito dessa qualidade oya logunere .. Achei linda essa historia ..
ResponderExcluirJente essa oya e diferente por que ela e a verdadeira mãe de logun.. Pois foi ela que criou logun .. E outra ela usa tons claros , estampados ou de pele de animal.. Usa eruchin, ofa,obe e abebe .... Por isso que e diferente.. Das outras ela fica nas matas com pai omolu .. Ela caça. E queriam juntos
ResponderExcluirOla,achei linda esta Irã.
ResponderExcluirGostaria muito se possível saber mais dela.
Obrigada !
Gostaria de saber quais os animais q damos em sacrifio a essa Deusa orisa
ResponderExcluirFui feita oya logunere, ela e diferente, ela não da junto, mas vem com Oxossi e Ogum. Ela veste roupas coloridas. A energia dela e maravilhosa, so quem tem sabe. Gostaria de saber mais sobre ela. A historia e otima, mas poderiam falar mais sobre ela. O diferencial que vi de Ologunere para Igbale, Ologunere e mata, Igbale pode ser agua e mata.
ResponderExcluirSimplismente ela não é uma igbalé mas ela entra no culto delas so isso .
Excluirsou feito dessa qualidade e e uma oya muito alegre porem mt agitada... pelo oq eu conheço, ela vem nos caminhos de ibeji,oxum,oxossi,logunede...tem alguns caminhos com omolu e ogum, mas e algo bem distante. sou homem e ate hj so conheço uma mulher que vira dela em junto 'segundo santo'
ResponderExcluirSou de Logun-Edé com Oyá Logunire e a minha Djina é LOGUNIFÁ.
ResponderExcluirSimplismente ela não é uma igbalé mas ela entra no culto delas so isso .
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