REZA DO ODU EJIOGBE:
Baba Ejiogbe alalekun moni lekun, okó ayá lalá, omodú aboxun, omó eni ko xé ileké
rixí kamu, ileké omó lorí adifafun aladaxe ilapaporo timbabeledi agogo.
Ejiogbe é o primeiro Odu-Ifá e assinala o início de tudo. É um Odu masculino que deu
origem às águas, às palmeiras, às plantas revestidas de espinhos, aos vasos sangüíneos, à
coluna vertebral e ao externo. É a sustentação da caixa torácica.
Representa os raios solares e o ponto cardeal Este. É regido pelo Sol; seu dia
propício é o domingo e sua cor é o branco.
Suas folhas são: Amendoeira, ewe karodo (Comelina Elegans); e oxibatá.
Foi por este Odu que Olofin se afastou da Terra por causa da fumaça das fogueiras
feitas pelo homem. Em decorrência disto, é proibido fumar no Igbodun de Ifá1
Neste Odu Obatalá foi em busca de Oxóssi dentro da floresta porque este acreditava
que não tinha pai nem mãe. Por este motivo, quando em osogbo2
, prenunciando perdas e
pranto, deve-se fazer ebó e borí em todas as pessoas da casa e sacrificar galo e pombo para
Oxóssi e Obatalá.
A casa deve ser lavada com água de anil e depois com água limpa. Todas as
pessoas da casa devem, também, tomar banho com água de anil.
Prenuncia infelicidade no amor, o que pode ser evitado com: eiyelé metá funfun 3
;
dezesseis folhas de amendoeira (Amygdalus communis, Lin.); osun e efun que se despacha no alto
do morro com o ebó.
É necessário que, feito o ebó, a pessoa fique durante sete dias sem sair de casa, no
período compreendido entre as doze e as dezoito horas.
CÂNTICO DE EJIOGBE:
Axinimá, axinimá, Ikú furubuyema.
Axinimá, axinimá, Arun furubuyema.
Axinimá, axinimá, Ofo furubuyema.
Axinimá, axinimá, Ejó furubuyema.
Axinimá, axinimá, Ogú furubuyema.
Oxeminiê, Oxeminiê, Oxeminiê...
Proíbe o uso de roupas listradas; meter-se em assuntos que não sejam do interesse
da pessoa; receber ou transmitir recados durante a noite; entrar na casa de quem quer que seja
sem pedir licença para tal, (mesmo se for pessoa da maior intimidade) e permitir que crianças se
arrastem pelo chão de casa.
O vício do jogo deve ser evitado pois ocasionará a ruína total.
Não permite que se tenha três mulheres. Pode-se ter uma, duas, quatro e até mais,
jamais três mulheres. (Na África a poligamia é permitida aos homens).
Este Odu ensina que a coroa de Olofin é composta de dezesseis penas de ekodidé,
porque era desta forma que homenageava sua própria cabeça.
Indica que existe alguém que só fala com a pessoa para inteirar-se de sua vida.
Fala da mariposa que queima as asas por querer voar antes da hora.
Na guerra de Okuté contra os Orixás, Oxóssi captura-o por ser de justiça; Oxun o
sentencia e Ogun o mata.
O awo deste Odu recebe Olofin no primeiro ano de sua iniciação e durante este
tempo é acompanhado por ele. É acompanhado por Orunmilá durante os primeiros sete anos e
depois é visitado a cada quarenta e um dias.
Neste Odu se determina que a comida de Olofin, nas consagrações de Ifá, é
oferecida no sexto dia e, logo que termina a cerimônia, deve ser retirada do quarto de Ifá.
O Awo deste Odu não pode praticar sexo oral nem sexo anal com suas mulheres.
Não pode manter relações sexuais às sextas feiras.
Os Awo que têm Oduduwa não podem permitir que, durante o ato sexual, a mulher
fique por cima dele, sob pena de ficar impotente.
Neste Odu se lava as vistas do Awo com omi para que não fique cego e, para isto,
existe uma cerimônia específica.
Neste Odu os filhos de Obatalá não podem praticar bruxaria, sob pena de sofrerem
graves punições.
ITANS DE EJIOGBE
1 - Da disputa entre três caminhos, Terra, Praça e Água, pelo desejo de ser o mais
importante, Ajá, que serviu de intermediador lhes disse: "Lutam por simples prazer, pois nenhum
dos três é mais importante que os demais. Desta forma, é necessário que se unam e vivam em
paz. Se a Água não cair sobre a Terra, esta não produzirá seus frutos e a praça perderá a sua
utilidade que é a de servir como local de comercialização dos frutos da Terra. Vivam em paz, os
três têm a mesma importância!"
Assim, os três caminhos fizeram as pazes e, agradecida, Terra disse ao cão: "Por
mais distante que vás de tua casa, jamais te perderás, pois sempre te servirei de orientação!"
A Praça falou: "Quando sentires fome e nada tiveres para comer, vem a mim! Sempre
reservarei para ti algum alimento, nem que seja um simples osso!"
Água sentenciou: "Estarei sempre disponível para matar a tua sede e mesmo que
caias em meu leito, jamais perecerás afogado, pois eu mesma te ajudarei a nadar e a livrar-te do
perigo!"
E assim, Terra, Água e Praça, se tornaram os maiores amigos do cão.
Este itan determina, para quem vai viajar, que se faça um ebó composto de: Dois
galos, duas galinhas, terra de cemitério, terra de uma encruzilhada de três caminhos; terra da
floresta, da montanha, do fundo do rio, pó de preá, pó de peixe, epô, banha de orí, efun, milho e
muitas moedas.
2 - Um filho de Oxóssi, que saía em expedição de caça, consultou Ifá e lhe surgiu
Ejiogbe que lhe recomendou que fizesse um ebó com todos os ovos de galinha que tivesse em
sua casa, para evitar que fosse capturado por Ikú.
O homem não fez o ebó e, dias depois de internar-se na floresta, sem haver
conseguido abater qualquer caça, deparou com Ikú que, disfarçado, se propôs a acompanhá-lo
na caçada.
Depois de caminharem lado a lado encontraram dois ovos da ave alakasó13, que o
caçador se propôs a dividir com Ikú, um para cada um.
Ikú, no entanto, disse ao homem: "Podes ficar com os dois ovos, este não é o meu
alimento!"
Retornando à sua casa, o caçador cozinhou os dois ovos de alakasó e deu-os de
comer a seus filhos.
Horas depois Ikú apareceu e, batendo na porta, disse: "Venho buscar a minha parte
pois tenho fome e nada encontrei para comer."
O homem então respondeu: "Ai de mim! Dei os ovos de alakasó para meus filhos e
agora nada tenho para oferecer-te..."
Sem sequer esperar pelo final da explicação, Ikú, imediatamente, devorou o homem e
seus dois filhos.
13 - Pássaro que se alimenta das parasitas do gado bovino, corresponde, provavelmente, a uma ave
negra conhecida como "anu" no Brasil.
3 - Orunmilá não tinha onde viver e, em todos os locais em que chegava, acabava
sendo escorraçado.
Um dia, em companhia de Oxun, saiu em busca de um lugar onde pudesse fixar-se
definitivamente.
Chegando à beira da praia avistaram uma grande baleia que tentava devorar alguns
macaos14
.
Agradecidos, os macaos ofereceram seus caracóis à Orunmilá para que pudessem
servir-lhe de moradia.
Os filhos de Ejiogbe devem possuir dois caracóis de macao, carregados com: terra do
solo de sua casa, pó de chifre, obí, orogbo, ouro, prata, pó de ekú, pó de ejá, epô, agbado15
,
folhas de Ejiogbe, areia do mar. Estes caracóis, depois de prontos, permanecem dentro do igbá-
Orunmilá.
4 - Olofin queria abandonar a Terra e, para tal, solicitou a ajuda de Orunmilá.
Sabendo da pretensão de Olofin, Ikú, solicitamente, apresentou-se para ajudar
Orunmilá em sua tarefa.
Sem poder discriminar qualquer de seus filhos, Olofin resolveu submete-los à uma
prova, para saber qual dos dois, Orunmilá ou Ikú, iria ajudá-lo na viagem de volta ao Orun16 e
determinou que, aquele que conseguisse passar três dias inteiros sem tomar qualquer alimento,
seria seu acompanhante.
No segundo dia de teste, Orunmilá, atormentado pela fome, encontrava-se sentado à
porta de sua casa quando Exú, que servia de fiscal da disputa, aproximou-se e disse: "Tens
fome?" Ao que Orunmilá respondeu: "Sim, estou quase desfalecendo de tanta fome!"
14 - Espécie de lesma marinha que utiliza-se de conchas ou cascas abandonadas por caramujos,
como se fossem suas próprias carapaças, também conhecida como "ermitão". e Oxun, penalizada,
lançou seus cinco alfanjes contra a baleia, matando-a.
15 - Milho
16 - Céu metafísico onde habitam espíritos de diferentes hierarquias "Por que então, não comemos alguma coisa? Também estou faminto!"
"Mas estou sendo submetido a uma prova e não posso comer até que se passem três
dias." Respondeu Orunmilá.
"Não te preocupes, deixa que eu me encarrego de providenciar tudo e não advirá
nenhum problema."
Exú abateu um galo e duas galinhas, temperou, cozinhou e comeu na companhia de
Orunmilá. Depois, recolheu tudo o que sobrou e, sem deixar o menor vestígio, enterrou num
local onde se jogava o lixo.
Pouco depois chegou Ikú que, também atormentado pela fome, foi procurar na lixeira
alguma coisa que pudesse aliviar seu tormento e, encontrando os restos que Exú havia
enterrado, comeu-os com avidez.
Exú, que o tinha seguido, surpreendeu-o comendo e, por este motivo, Orunmilá foi
declarado vencedor.
Este itan é prenúncio de que a pessoa será surpreendida fazendo algo que não deve
e isto lhe trará muitos problemas e muita vergonha.
Baba Ejiogbe alalekun moni lekun, okó ayá lalá, omodú aboxun, omó eni ko xé ileké
rixí kamu, ileké omó lorí adifafun aladaxe ilapaporo timbabeledi agogo.
Ejiogbe é o primeiro Odu-Ifá e assinala o início de tudo. É um Odu masculino que deu
origem às águas, às palmeiras, às plantas revestidas de espinhos, aos vasos sangüíneos, à
coluna vertebral e ao externo. É a sustentação da caixa torácica.
Representa os raios solares e o ponto cardeal Este. É regido pelo Sol; seu dia
propício é o domingo e sua cor é o branco.
Suas folhas são: Amendoeira, ewe karodo (Comelina Elegans); e oxibatá.
Foi por este Odu que Olofin se afastou da Terra por causa da fumaça das fogueiras
feitas pelo homem. Em decorrência disto, é proibido fumar no Igbodun de Ifá1
Neste Odu Obatalá foi em busca de Oxóssi dentro da floresta porque este acreditava
que não tinha pai nem mãe. Por este motivo, quando em osogbo2
, prenunciando perdas e
pranto, deve-se fazer ebó e borí em todas as pessoas da casa e sacrificar galo e pombo para
Oxóssi e Obatalá.
A casa deve ser lavada com água de anil e depois com água limpa. Todas as
pessoas da casa devem, também, tomar banho com água de anil.
Prenuncia infelicidade no amor, o que pode ser evitado com: eiyelé metá funfun 3
;
dezesseis folhas de amendoeira (Amygdalus communis, Lin.); osun e efun que se despacha no alto
do morro com o ebó.
É necessário que, feito o ebó, a pessoa fique durante sete dias sem sair de casa, no
período compreendido entre as doze e as dezoito horas.
CÂNTICO DE EJIOGBE:
Axinimá, axinimá, Ikú furubuyema.
Axinimá, axinimá, Arun furubuyema.
Axinimá, axinimá, Ofo furubuyema.
Axinimá, axinimá, Ejó furubuyema.
Axinimá, axinimá, Ogú furubuyema.
Oxeminiê, Oxeminiê, Oxeminiê...
Proíbe o uso de roupas listradas; meter-se em assuntos que não sejam do interesse
da pessoa; receber ou transmitir recados durante a noite; entrar na casa de quem quer que seja
sem pedir licença para tal, (mesmo se for pessoa da maior intimidade) e permitir que crianças se
arrastem pelo chão de casa.
O vício do jogo deve ser evitado pois ocasionará a ruína total.
Não permite que se tenha três mulheres. Pode-se ter uma, duas, quatro e até mais,
jamais três mulheres. (Na África a poligamia é permitida aos homens).
Este Odu ensina que a coroa de Olofin é composta de dezesseis penas de ekodidé,
porque era desta forma que homenageava sua própria cabeça.
Indica que existe alguém que só fala com a pessoa para inteirar-se de sua vida.
Fala da mariposa que queima as asas por querer voar antes da hora.
Na guerra de Okuté contra os Orixás, Oxóssi captura-o por ser de justiça; Oxun o
sentencia e Ogun o mata.
O awo deste Odu recebe Olofin no primeiro ano de sua iniciação e durante este
tempo é acompanhado por ele. É acompanhado por Orunmilá durante os primeiros sete anos e
depois é visitado a cada quarenta e um dias.
Neste Odu se determina que a comida de Olofin, nas consagrações de Ifá, é
oferecida no sexto dia e, logo que termina a cerimônia, deve ser retirada do quarto de Ifá.
O Awo deste Odu não pode praticar sexo oral nem sexo anal com suas mulheres.
Não pode manter relações sexuais às sextas feiras.
Os Awo que têm Oduduwa não podem permitir que, durante o ato sexual, a mulher
fique por cima dele, sob pena de ficar impotente.
Neste Odu se lava as vistas do Awo com omi para que não fique cego e, para isto,
existe uma cerimônia específica.
Neste Odu os filhos de Obatalá não podem praticar bruxaria, sob pena de sofrerem
graves punições.
ITANS DE EJIOGBE
1 - Da disputa entre três caminhos, Terra, Praça e Água, pelo desejo de ser o mais
importante, Ajá, que serviu de intermediador lhes disse: "Lutam por simples prazer, pois nenhum
dos três é mais importante que os demais. Desta forma, é necessário que se unam e vivam em
paz. Se a Água não cair sobre a Terra, esta não produzirá seus frutos e a praça perderá a sua
utilidade que é a de servir como local de comercialização dos frutos da Terra. Vivam em paz, os
três têm a mesma importância!"
Assim, os três caminhos fizeram as pazes e, agradecida, Terra disse ao cão: "Por
mais distante que vás de tua casa, jamais te perderás, pois sempre te servirei de orientação!"
A Praça falou: "Quando sentires fome e nada tiveres para comer, vem a mim! Sempre
reservarei para ti algum alimento, nem que seja um simples osso!"
Água sentenciou: "Estarei sempre disponível para matar a tua sede e mesmo que
caias em meu leito, jamais perecerás afogado, pois eu mesma te ajudarei a nadar e a livrar-te do
perigo!"
E assim, Terra, Água e Praça, se tornaram os maiores amigos do cão.
Este itan determina, para quem vai viajar, que se faça um ebó composto de: Dois
galos, duas galinhas, terra de cemitério, terra de uma encruzilhada de três caminhos; terra da
floresta, da montanha, do fundo do rio, pó de preá, pó de peixe, epô, banha de orí, efun, milho e
muitas moedas.
2 - Um filho de Oxóssi, que saía em expedição de caça, consultou Ifá e lhe surgiu
Ejiogbe que lhe recomendou que fizesse um ebó com todos os ovos de galinha que tivesse em
sua casa, para evitar que fosse capturado por Ikú.
O homem não fez o ebó e, dias depois de internar-se na floresta, sem haver
conseguido abater qualquer caça, deparou com Ikú que, disfarçado, se propôs a acompanhá-lo
na caçada.
Depois de caminharem lado a lado encontraram dois ovos da ave alakasó13, que o
caçador se propôs a dividir com Ikú, um para cada um.
Ikú, no entanto, disse ao homem: "Podes ficar com os dois ovos, este não é o meu
alimento!"
Retornando à sua casa, o caçador cozinhou os dois ovos de alakasó e deu-os de
comer a seus filhos.
Horas depois Ikú apareceu e, batendo na porta, disse: "Venho buscar a minha parte
pois tenho fome e nada encontrei para comer."
O homem então respondeu: "Ai de mim! Dei os ovos de alakasó para meus filhos e
agora nada tenho para oferecer-te..."
Sem sequer esperar pelo final da explicação, Ikú, imediatamente, devorou o homem e
seus dois filhos.
13 - Pássaro que se alimenta das parasitas do gado bovino, corresponde, provavelmente, a uma ave
negra conhecida como "anu" no Brasil.
3 - Orunmilá não tinha onde viver e, em todos os locais em que chegava, acabava
sendo escorraçado.
Um dia, em companhia de Oxun, saiu em busca de um lugar onde pudesse fixar-se
definitivamente.
Chegando à beira da praia avistaram uma grande baleia que tentava devorar alguns
macaos14
.
Agradecidos, os macaos ofereceram seus caracóis à Orunmilá para que pudessem
servir-lhe de moradia.
Os filhos de Ejiogbe devem possuir dois caracóis de macao, carregados com: terra do
solo de sua casa, pó de chifre, obí, orogbo, ouro, prata, pó de ekú, pó de ejá, epô, agbado15
,
folhas de Ejiogbe, areia do mar. Estes caracóis, depois de prontos, permanecem dentro do igbá-
Orunmilá.
4 - Olofin queria abandonar a Terra e, para tal, solicitou a ajuda de Orunmilá.
Sabendo da pretensão de Olofin, Ikú, solicitamente, apresentou-se para ajudar
Orunmilá em sua tarefa.
Sem poder discriminar qualquer de seus filhos, Olofin resolveu submete-los à uma
prova, para saber qual dos dois, Orunmilá ou Ikú, iria ajudá-lo na viagem de volta ao Orun16 e
determinou que, aquele que conseguisse passar três dias inteiros sem tomar qualquer alimento,
seria seu acompanhante.
No segundo dia de teste, Orunmilá, atormentado pela fome, encontrava-se sentado à
porta de sua casa quando Exú, que servia de fiscal da disputa, aproximou-se e disse: "Tens
fome?" Ao que Orunmilá respondeu: "Sim, estou quase desfalecendo de tanta fome!"
14 - Espécie de lesma marinha que utiliza-se de conchas ou cascas abandonadas por caramujos,
como se fossem suas próprias carapaças, também conhecida como "ermitão". e Oxun, penalizada,
lançou seus cinco alfanjes contra a baleia, matando-a.
15 - Milho
16 - Céu metafísico onde habitam espíritos de diferentes hierarquias "Por que então, não comemos alguma coisa? Também estou faminto!"
"Mas estou sendo submetido a uma prova e não posso comer até que se passem três
dias." Respondeu Orunmilá.
"Não te preocupes, deixa que eu me encarrego de providenciar tudo e não advirá
nenhum problema."
Exú abateu um galo e duas galinhas, temperou, cozinhou e comeu na companhia de
Orunmilá. Depois, recolheu tudo o que sobrou e, sem deixar o menor vestígio, enterrou num
local onde se jogava o lixo.
Pouco depois chegou Ikú que, também atormentado pela fome, foi procurar na lixeira
alguma coisa que pudesse aliviar seu tormento e, encontrando os restos que Exú havia
enterrado, comeu-os com avidez.
Exú, que o tinha seguido, surpreendeu-o comendo e, por este motivo, Orunmilá foi
declarado vencedor.
Este itan é prenúncio de que a pessoa será surpreendida fazendo algo que não deve
e isto lhe trará muitos problemas e muita vergonha.
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