A alma e o espírito do seu pai vai levantá-lo
A alma e o espírito de sua mãe vai levantá-lo
Anualmente, seremos abençoados
Vamos viver o tempo e atrair a bênção de Deus
Egungun nos abençoará.
BABA EGUNGUN ARA ORUN KIN KIN
A Morte no caminho adiante, a Morte no caminho atrás, Hei! Hei! Hei!
Pai, estamos aos seus pés do culto de amor.
Gentilmente Eu vos saúdo, sois o bem.
Olhai para Nós e para nossa casa, agradecemos.
Faça com que vossos filhos estejam bem.
Envolvei-nos, Senhor da Morte e Pai.
Deseje-nos o bem, Pai, Senhor do Lado Direito.
Desejai-nos o bem, Pai, que tem o àlà ao seu lado.
Deseje-nos o bem, Pai, Senhor das árvores.
Deseje-nos o bem, Pai, Senhor das árvores a quem fazemos culto tradicional.
Deseje-nos o bem, Pai, Senhor que traz alegrias.
Deseje-nos o bem, Pai que caminha como o elefante.
Deseje-nos o bem, Pai, Filhos de Orò perdoem-nos Senhor.
Deseje-nos o bem, Pai, Pedra resistente que frutifica.
Desejai-nos o bem e faça-nos sorrir.
Desejai-nos o bem para que caminhemos no bem.
Assim seja!
QUE SÃO OS EGUNGUNS
Eles são os guardiões da herança ancestral de um grupo em particular e através de sua manifestação, ele pode ajudar ou ferir, ou criar problemas na estrada para a felicidade. Espíritos Coletivos adorados como uma herança ancestral são conhecidos como Ara Örün kinkin e têm um papel fundamental, como os fiéis acreditam que conta com a participação constante em tudo o que acontece no Aye. Assim, orientar, dirigir, proteger, porque de acordo com as crenças iorubás, o ancestral que deixa sua família em Ayé não dorme. Portanto, todas as minhas aflições serão depositados nas mãos de meus antepassados, porque da mesma forma como uma árvore sem raízes não pode sobreviver, o mesmo acontece com um ser humano que não reconhece a importância de seus antepassados. Enquanto antepassados, podem ser evocadas individualmente (Baba Egún) ou coletivamente (Baba Igúnnuku) de acordo com o tempo e as possíveis necessidades. Suas funções coletivas ultrapassou a linhagem de um círculo familiar particular. Proteger a comunidade de espíritos, epidemias, feitiços de bruxaria e garantindo o bem-estar geral.
MASCARA DE BABA EGUNGUN
Esta máscara Egungun de um babuíno especialmente mostrando os dentes grandes expressivos do babuíno. É a idade e o uso de longo é visto pela patina na superfície que é o resultado de muitas ofertas feitas sobre a máscara e os restos de penas das aves que servem como testemunho a essas ofertas. A máscara seria usado no topo da cabeça com o dançarino olhando para fora de uma abertura velado no pano cobrindo o rosto . Este é um exemplo clássico de Egungun máscara , possivelmente proveniente da Ila - Orangun entre os Igbomina Yoruba e é objeto de um verdadeiro conhecedor .
Entre os Yoruba da Nigéria mascarados conhecidos como Egungun dança para representar e celebrar os antepassados. Os Yoruba eles veem o mundo dos vivos e dos mortos como um continuo com os mortos sempre presente na vida de um indivíduo, sua família e da cidade. Dançarinos Egungun completamente cobertos de panos volumosos ou em trajes encimados por um cocar esculpida eles aparecem durante as cerimônias em homenagem aos antepassados , familiares anteriores ou vai dançar para representar presentes membros da linhagem . Mascarados Egungun foram notados já em 1826 e continua a tradição entre os Yoruba hoje combinando tradições há muito estabelecidas , muitas vezes com imagens contemporâneas . Egungun disfarça combina o uso de uma série de panos coloridos que parecem ser simplesmente empilhados na cabeça e no corpo do dançarino ou o pano será encimado por headpieces esculpidas de formas humanas e animais
QUEM DEVE CULTUAR A ANCESTRALIDADE ?
Todos temos pai. Temos mãe. Temos avô. Temos avó. E assim por diante. Então por certo TEMOS Ancestralidade! Compreendido isso, podemos facilmente deduzir então que não só podemos, como devemos cultuar nossos Ancestrais. Uma vez que somos o resultado da soma de saberes de nossos Antepassados, destes herdamos o inconsciente coletivo e com ele as informações legadas nele, e é por esta determinante maior, que os devemos louvar.
A ANCESTRALIDADE
A ANCESTRALIDADE É A RAIZ QUE NOS SUSTENTA!
AO ABRAÇARMOS NOSSA RAIZ, SOMOS POR ELA RECONHECIDOS...
QUAL ÁRVORE SE MANTEM DE PÉ SEM SUA RAIZ?
E SE É MINHA RAIZ, POR QUE TEMER..
DEVEMOS TEMER SOMENTE AQUILO QUE NÃO
CONHECEMOS, POIS CONHECENDO NOSSA RAIZ,
JAMAIS A TEMEREMOS, MÁS POR CERTO A RESPEITAREMOS...
CONFIO EM MEUS ANCESTRAIS E NELES DEPOSITO TODOS
OS MEUS ANSEIOS!!
DEVOÇÃO AOS ILUSTRES ANCESTRAIS
A devoção à memória dos ancestrais é a fonte de todas as virtudes.
Lembrar daqueles que nos trouxeram até aqui
é uma forma de melhorarmos sempre mais o nosso caráter,
a nossa personalidade.
A nossa vida presente depende de todos que nos antecederam
e também dos animais irracionais e plantas,
que vão gerar nossa alimentação, respiração e o bem estar físico e mental.
Celebrar a memória de nossos antepassados é celebrar a vida, a nossa vida presente.
Os ancestrais representam a experiência moral do passado, a nossa história moral,
a lei não escrita, mas experimentada e registrada no DNA de cada ser.
Somos parte de um misterioso ciclo vital que nos confere significação.
E, dentro dele, sendo insignificantes, temos importância.
Cada ser humano é a singularização da história de seus ancestrais.
Somos o resultado de muitos milhões que vieram antes de nós.
BABA EGUNGUN BABA EGUN
MUITO IMPORTANTE ESTA PUBLICAÇÃO
baba egungun não vem para bater em ninguém como tenho visto aqui no brasil pessoas com seu ori ou seja cabeça rachadas de paulada CHUTES entre outras coisas bizaras,nunca ouvir dizer que o iniciado tem de passar no ritual de orredor polones...infelizmente isso acontece e com muita frequencia ,se voce passou por isso o que posso lhe dizer e que o culto não e isso,assim como o candomble sofreu inumeras mudanças o culto a egungun no brasil tambem sofreu,e pra pior com pessoas suberbas que acham terem o dom de aterrorizar as pessoas não respeitando a energia que deteen. egum não mata não aleija nao bate em ninguem. O culto de egungun que voceis verem isso ou souberem que teve alguma destas histórias neste lugar não tem asé de baba só tem mentiras pensem bem digo isso porque o culto de baba egungun tradicional africano não existe estes tipos de coisas é muito diferente do culto de baba egungun que existe no brasil até porque baba egungun vem para abençoar e trazer prosperidade e não atrapalhar ou destruir ou espancar seus sacerdotes.se e sacerdotes cade o respeito entre baba e seus sacerdotes? obrigado..
Nenhum comentário:
Postar um comentário