terça-feira, 14 de abril de 2015

OGBEBARA

REZA DE OGBEBARA.

Didun nixe uiye bigbe niti okuru lema ixe unjé lese lokun, ekú adeniá ré wale adifafun
oxere igbeti iyegba oma oja fi Ogbematuxe gegere axe esede won ni ko eru, ekú, ejá lebe, igbín
meji lebe.
Ajasa meji lebe, osadie meji ebe, akukó, adie lebe egbejie legun. Owo lebe,
Orixaniyan oxere iugbe osuebe Ifá eiyalexe owe kan tabi afexe, kanki aru ebeki Orun kima pade
aje nibe.
Este é um Odu que traz traição para seus filhos.
Aqui os ministros disseram ao rei que deveria sacrificar seu primogênito para salvar
seu próprio povo, mas tudo não passava de uma trama para destruí-lo.
A pessoa tem que receber Olokun, cuja talha tem que ser trocada todo ano.
Deve estar sempre atento aos problemas dos familiares.
Não deve ostentar sua sabedoria, pois isto lhe traz inimigos poderosos.
Sofre dos ouvidos. Deve ter cuidado porque pode ser grave.
Aqui nasceu a virtude da fruta-pão. Quando o dono deste Odu estiver transtornado
deve pegar duas folhas de fruta-pão, um obí e a clara de um ovo e oferecer à cabeça em forma
de borí.
Deve preparar um amasí com folhas de fruta-pão e clara de ovo para banhar-se.
Odu de revelações secretas e coisas escondidas.
É preciso muito cuidado com doenças do peito e dos pulmões. Por isto não deve ter
muita vida noturna.
Aqui nasceu a gesticulação ao falar.
O dono deste Odu tem um egun que lhe fala ao ouvido.
Pode ser, ou ficar surdo.
É o encarregado por Olofin de pintar os signos dos Odu-Ifá.
É um Odu de riquezas dadas por Obatalá através de negócios.
É caminho de Obatalá Oxere Igbo, um Orixá que se assenta em cerimônia secreta e
que não toma a cabeça de ninguém.
Leva quatro okutás, 16 folhas de babosa e um boneco de pano, dentro do qual se
coloca osso do traseiro da galinha e vagina ou útero seco da cabra de Obatalá.
Aqui nasceu o linho. Se a pessoa tem Santos assentados deve cobri-los somente
com panos de linho.
Não se deve revelar os planos, para que as coisas não sejam cortadas.
Não se deve fazer nada, a nível de religião, na frente de crianças.
Não se pode negar esmolas à crianças.
É filho de Obatalá.
Disse Ifá: O jarro que perde o fundo não pode reter o líquido. Deve fazer ebó por
problemas de ejaculação precoce.
Disse Ifá: Quando se aperta o peito do pombo ele morre. É preciso te cuidado com os
pulmões e com a caixa torácica em geral.
ITANS DE OGBEBARA.
1 - Obatalá fabricava cordas e queria vendê-las no mercado da cidade. O primeiro a
quem solicitou ajuda, era um homem velho, que negociava com artigos usados em rituais de
feitiçaria e que, por trabalhar só à noite, não pode fazer nada.
Então Obatalá solicitou a orientação de Orunmilá que consultou o Oráculo onde
surgiu Ogbebara afirmando que, para que não tivesse prejuízos, teria que fazer um ebó com
uma franga antes de sair para o mercado e, ao regressar, deveria dar um galo a Elegbara, uma
galinha branca à sua cabeça e um cabrito para Osain.
Obatalá fez o ebó e ficou muito rico com seus negócios.
Ifá indica este ebó, para abrir os caminhos de negócios e de dinheiro para os filhos de
Ogbebara.
2 - A codorna e o papagaio tinham inveja do flamingo e, por este motivo, lhe
declararam guerra.
O flamingo foi correndo consultar Orunmilá, que lhe disse: "Pela sua elegância no
andar e por sua eloqüência, você derrotará seus inimigos, mas não permita que a vaidade lhe
suba a cabeça!"
Desta forma o flamingo sobressaiu-se e derrotou seus inimigos.
Mantendo a ética e a modéstia; fazendo uso de suas qualidades naturais, sem
rompantes de vaidade, os filhos de Ogbebara saem vitoriosos de qualquer situação, por mais
adversa que se configure. É necessário se deixar guiar por Orunmilá.

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