REZA DE OYEKUXE
Oyeku Pekioxe lodafun obí oxeman eyeleo kama xeruwo ilê kende oma firo Oxun
Obinin meji tanilo.
É filho de Oyeku Meji e Oxe Meji.
É neste Odu que os reis e os príncipes imploram a Olofin proteção para os menos
privilegiados.
Aqui reside o segredo da reencarnação. É por isto que, nas cerimônias fúnebres, este
Odu tem que ser sempre invocado. Sua presença representa todos os mortos conhecidos.
Faz-se rogações a Xangô com cana de açúcar.
Oferece-se, a Obatalá, cana de açúcar, efun e omi, dentro de uma tigela branca.
Para solucionar problemas dá-se, a qualquer Orixá, adimú de cana de açúcar e coco
ralado.
Foi por este caminho que Orunmilá chegou a um local onde não existiam seres vivos
e que servia de descanso para todos os reis de Ifé.
Por este caminho dá-se de comer a todos os egbomis mortos.
Assinala proteção de Yemanjá. Tem que assentar Olokun.
Ensina que o semem dos efeminados engendra da mesma forma que o dos homens.
As pessoas deste signo não devem usar perfumes nem colocar flores dentro de sua
casa.
Este Odu mostra a morte em sonho. Deve-se fazer, imediatamente, ebó com um
carneiro, ekodidé, pano branco, pano preto e pano vermelho.
Aqui nasceu o pacto formalizado entre compadres.
Neste Odu Yemanjá jogou Okpele.
Aqui nasceu o casamento entre primos.
Uma mulher, que vem se consultar, se apaixona pelo Awo.
Se for mulher: Uma de suas irmãs pretende conquistar o seu marido.
Se estiver grávida tem que fazer ebó para que seu parto transcorra sem problemas.
Um outro homem a deseja.
A família de seu marido está contra a sua. Cuidado para não ser agredida durante
uma discussão.
Este Odu proíbe que se empreste agulhas para não ocasionar transtornos.
Não se deve desejar a própria morte nem maldizer a vida ou dizer que se está
insatisfeito com ela.
Não se pode ir a velórios ou visitar enfermos.
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