REZA DE OGBEFUN
Ogbefun funló puani erí bawí Ikú Mayeyerí wani adifafun Euba unlofé omá Obatalá
axé lebó Jekpa Oduxe igungun mariwo lebó abeboadie meji, akukó meji, ekú, ejá epô, owo.
Ogbefun é filho de Obatalá.
Ogbefun encontrou na mata, o bastão de Olofin e com ele derrotou Ikú.
Aqui as pessoas procuravam a vida eterna e Orunmilá lhes disse por Ogbefun:
"Vivereis conforme vos cuidais".
Foi por este Odu que Arun, Ofo e Ikú queriam desposar a filha de Olofin e Orunmilá
fez ebó com um galho de seu tamanho, igbín, guizos e mariwo, conseguindo assim, que
desposasse Obatalá.
Aqui Ikú, depois de dizer que desconhecia a Orunmilá, foi capturado por Ogun e
aprisionado por Xangô. Depois disto foi feito um pacto entre Ikú e Orunmilá que, depois de
aceitar sua autoridade, comprometeu-se em carregar todos os que usassem o idefá sem have-lo
recebido de Orunmilá.
Usa-se o idefá com uma corrente.
Coloca-se, em Orunmilá, uma corneta feita de marfim.
Aqui nasceram Erubá (o medo) e Okunmolorun (o terror).
Tem que assentar Yemanjá.
Tem que usar um idefá com a máxima urgência. Enquanto não for possível, pode
usar um idé com contas de Oiyá até que possa receber o idefá.
A pessoa fala demais e, por isso, seus segredos são de domínio público.
Assinala roubos, inconformidade e vidência espiritual.
Tem que cuidar de um Orixá, provavelmente Exú.
Proteção de Yewá e de Oduduwa.
Os filhos deste Odu não devem dormir depois de haverem comido Não podem deixar louças sujas para serem lavadas depois.
Devem vestir-se de branco.
Devem colocar uma corrente enterrada na entrada da porta para que todos que
entrem passem sobre ela para desmanchar bruxarias e más intenções de que sejam portadores
e para que, quando entrar uma mulher menstruada, não prejudique a casa do Awo.
Quando marca osogbo Ikú a pessoa tem que preparar um boneco, colocá-lo em sua
cama e dormir noutro lugar.
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