OGBEIWORI
REZA DE OGBEIWORI.
Ogbeiworí maferefun Obatalá Aleiyó Umbó, inedi ire Umbó Omofá obe bodê kino
ideele adifá joko axeguidá Orunmilá Dadá axe, kue ki eiyelé, ekodidé, ekú, ejá, epô, agbado,
opolopo owo.
Este é um Odu de provas, guerras, trabalho, desobediência, necessidades, enganos,
inconformidade, traições, inimigos ocultos, etc.
Quando surge o Awo deve voltar sua cabeça para a direita e depois para a esquerda.
Para a direita porque dali vem a morte e para a esquerda porque dali vem alguma coisa boa.
Quando surge na consulta de uma virgem, indica que ela precisa receber Akofá39 o
mais rápido possível, para que não dê desgostos a seus pais.
É preciso que tenha muito cuidado com um homem que vai enganá-la e que depois
não irá assumir compromisso, deixando-a em total desespero.
Avisa que é necessário ficar atento para uma situação pela qual se está passando e
que trará muito aborrecimento e vergonha.
O homem não pode com a mulher, não atende às suas necessidades em nenhum
aspecto.
A soberba deve ser dominada para que não leve à perdição.
Existe alguém tentando um envolvimento sentimental. Evite deixar-se levar, pois, por
trás disso, existe apenas uma intenção de vingança.
Não use, nunca, roupas negras. Não zombe de pessoas velhas. Não lance pragas ou
maldições.
É preciso ter mais calma e paciência e não se desesperar tanto diante das
adversidades.
Não aceite trocar chapéus ou bonés com ninguém, pois é por aí que podem lhe fazer
um feitiço.
É necessário que se tenha cuidado com os sistemas de freios de qualquer tipo de
máquina para não sofrer um acidente.
A pessoa está presa a uma determinada situação incômoda de que gostaria de se
livrar, mas não está sozinha nesta questão.
Disse Ifá: "Mais que eu não há quem veja!"
Neste Odu nasceu o poder da bruxaria sobre a existência humana.
Nasceu o juramento e a ligação de Osain com o ferro em terras Mandinga.
Nasceram as "firmas" dos colares de Orixá e, por isso, deve-se usar um colar de
Obatalá confeccionado só com firmas.
Se a mãe do Awo for viva, sempre que este fizer ebó, tem que fazer também para ela.
Se for morta, deve oferecer duas galinhas ao Egun.
A pessoa não tem sossego na vida e deve saber o que Xangô deseja para ajudá-la.
Aqui nasceu a planta "abre-caminho"
Foi por este Odu, que Oxun roubou o oponifá, o okpele, o iyerosun e o erukeré40 de
Orunmilá. Deve-se colocar um tabuleirinho, um okpele e um potinho com iyerosun, cobertos com
um pano amarelo, junto ao igbá-Oxun.
Quando surgir em ire41 deve-se agradar Iyá Tobí.
Um afilhado que tenha este Odu poderá roubar-lhe um assentamento ou o okutá42 de
um Orixá.
Quando for fazer borí com ejá-oro para um cliente, deve pedir dois, oferecendo
primeiro um à sua própria cabeça, para livrar-se de qualquer perigo.
Aqui foram capturados os touros bravios.
O Awo que tenha este Odu deve banhar-se com lírio branco e perfume às doze horas
do dia.
40 - Espécie de chicote feito com pelos da crina ou da cauda do cavalo, símbolo de poder.
41 - Benção, acontecimento benéfico, positivo.
42 - Pedra. A pedra consagrada a um Orixá.
ITAN DE OGBEIWORI.
Quando Orunmilá se queixava por não possuir uma mulher, surgiu-lhe Ogbeiworí que
lhe disse: "Faz ebó com duas galinhas pretas e uma cesta de mandioca e terás uma mulher
como companheira durante todo o decorrer deste ano."
Feito o ebó, Orunmilá recebeu a orientação de plantar uma roça de mandioca, o que
tratou logo de fazer.
Quando a mandioca estava no ponto de ser colhida, Orunmilá notou que alguém
estava roubando sua produção e, para pegar o ladrão, pôs-se de guarda.
Um dia, durante a vigia, viu quando duas jovens entraram em sua plantação e
começaram a colher algumas raízes. Surpreendidas em flagrante, as moças começaram a
chorar e, pedindo perdão, diziam que não eram ladras, mas que foram levadas a cometer o
delito por não terem o que comer.
Condoído, Orunmilá lhes disse: "Tudo bem, vou perdoá-las, mas com a condição de
que não voltem a roubar, pois estas mandiocas foram plantadas por ordem de Ifá, para que eu
possa conseguir uma mulher como companheira."
"Se é verdade que você nos perdoa" - disseram as jovens - "preferimos unir-nos a
você em vez de sermos consideradas como larápias. Então, Orunmilá tomou-as como esposas.
Existem duas amigas que têm que receber Akofá para que não tragam desgraças
nem vergonha a seus pais.
REZA DE OGBEIWORI.
Ogbeiworí maferefun Obatalá Aleiyó Umbó, inedi ire Umbó Omofá obe bodê kino
ideele adifá joko axeguidá Orunmilá Dadá axe, kue ki eiyelé, ekodidé, ekú, ejá, epô, agbado,
opolopo owo.
Este é um Odu de provas, guerras, trabalho, desobediência, necessidades, enganos,
inconformidade, traições, inimigos ocultos, etc.
Quando surge o Awo deve voltar sua cabeça para a direita e depois para a esquerda.
Para a direita porque dali vem a morte e para a esquerda porque dali vem alguma coisa boa.
Quando surge na consulta de uma virgem, indica que ela precisa receber Akofá39 o
mais rápido possível, para que não dê desgostos a seus pais.
É preciso que tenha muito cuidado com um homem que vai enganá-la e que depois
não irá assumir compromisso, deixando-a em total desespero.
Avisa que é necessário ficar atento para uma situação pela qual se está passando e
que trará muito aborrecimento e vergonha.
O homem não pode com a mulher, não atende às suas necessidades em nenhum
aspecto.
A soberba deve ser dominada para que não leve à perdição.
Existe alguém tentando um envolvimento sentimental. Evite deixar-se levar, pois, por
trás disso, existe apenas uma intenção de vingança.
Não use, nunca, roupas negras. Não zombe de pessoas velhas. Não lance pragas ou
maldições.
É preciso ter mais calma e paciência e não se desesperar tanto diante das
adversidades.
Não aceite trocar chapéus ou bonés com ninguém, pois é por aí que podem lhe fazer
um feitiço.
É necessário que se tenha cuidado com os sistemas de freios de qualquer tipo de
máquina para não sofrer um acidente.
A pessoa está presa a uma determinada situação incômoda de que gostaria de se
livrar, mas não está sozinha nesta questão.
Disse Ifá: "Mais que eu não há quem veja!"
Neste Odu nasceu o poder da bruxaria sobre a existência humana.
Nasceu o juramento e a ligação de Osain com o ferro em terras Mandinga.
Nasceram as "firmas" dos colares de Orixá e, por isso, deve-se usar um colar de
Obatalá confeccionado só com firmas.
Se a mãe do Awo for viva, sempre que este fizer ebó, tem que fazer também para ela.
Se for morta, deve oferecer duas galinhas ao Egun.
A pessoa não tem sossego na vida e deve saber o que Xangô deseja para ajudá-la.
Aqui nasceu a planta "abre-caminho"
Foi por este Odu, que Oxun roubou o oponifá, o okpele, o iyerosun e o erukeré40 de
Orunmilá. Deve-se colocar um tabuleirinho, um okpele e um potinho com iyerosun, cobertos com
um pano amarelo, junto ao igbá-Oxun.
Quando surgir em ire41 deve-se agradar Iyá Tobí.
Um afilhado que tenha este Odu poderá roubar-lhe um assentamento ou o okutá42 de
um Orixá.
Quando for fazer borí com ejá-oro para um cliente, deve pedir dois, oferecendo
primeiro um à sua própria cabeça, para livrar-se de qualquer perigo.
Aqui foram capturados os touros bravios.
O Awo que tenha este Odu deve banhar-se com lírio branco e perfume às doze horas
do dia.
40 - Espécie de chicote feito com pelos da crina ou da cauda do cavalo, símbolo de poder.
41 - Benção, acontecimento benéfico, positivo.
42 - Pedra. A pedra consagrada a um Orixá.
ITAN DE OGBEIWORI.
Quando Orunmilá se queixava por não possuir uma mulher, surgiu-lhe Ogbeiworí que
lhe disse: "Faz ebó com duas galinhas pretas e uma cesta de mandioca e terás uma mulher
como companheira durante todo o decorrer deste ano."
Feito o ebó, Orunmilá recebeu a orientação de plantar uma roça de mandioca, o que
tratou logo de fazer.
Quando a mandioca estava no ponto de ser colhida, Orunmilá notou que alguém
estava roubando sua produção e, para pegar o ladrão, pôs-se de guarda.
Um dia, durante a vigia, viu quando duas jovens entraram em sua plantação e
começaram a colher algumas raízes. Surpreendidas em flagrante, as moças começaram a
chorar e, pedindo perdão, diziam que não eram ladras, mas que foram levadas a cometer o
delito por não terem o que comer.
Condoído, Orunmilá lhes disse: "Tudo bem, vou perdoá-las, mas com a condição de
que não voltem a roubar, pois estas mandiocas foram plantadas por ordem de Ifá, para que eu
possa conseguir uma mulher como companheira."
"Se é verdade que você nos perdoa" - disseram as jovens - "preferimos unir-nos a
você em vez de sermos consideradas como larápias. Então, Orunmilá tomou-as como esposas.
Existem duas amigas que têm que receber Akofá para que não tragam desgraças
nem vergonha a seus pais.
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