terça-feira, 14 de abril de 2015

OGBEYEKU
REZA DO ODU.
Ogbeyeku Babá Omolú Ogbeato Awo edan adifafun Inaxe Ikú Agba Iworo akú kata,
Oló owolá tinxé ni apé, Yangi omó bogbo eranko lorugbo elegbó.
Quando este Odu surge durante a consulta não deve ser inscrito no oponifá36
,
devendo ser substituído por Oyekunilogbe (*)
Fala de separação conjugal na qual terá influência determinante para bons ou maus
resultados.
Determina perda de cargos ou de emprego. É preciso cuidar para que a posição atual
não seja ameaçada.
Não se deve dar opinião sobre uma questão alheia pois isto poderá trazer problemas
e repercussões negativas.
Uma pessoa distante obterá uma nomeação para cargo importante.
A pessoa é viciosa e precisa refrear seus instintos sexuais.
Indica surgimento ou existência de uma situação delicada que se configura devido a
desentendimentos em família.
A mãe não quer que o filho se case desejando mantê-lo sempre sob sua tutela,
olvidando-se de que o filho ou a filha precisa manter relacionamento sexual com a pessoa
escolhida para toda a vida.
Indica que o consulente não foi criado pelo próprio pai.
Prenuncia, caso o pai do cliente seja vivo, sua morte no prazo de um ano.
Prenuncia que o consulente só morrerá em idade avançada.
É preciso cuidar de Orixá e de Egun para que a vida transcorra com total
tranqüilidade.
É necessário dominar o próprio gênio. Para evitar complicações, não discuta com
ninguém.
Cuidado com problemas judiciais gerados em papéis de origem duvidosa ou escusa.
Denuncia problemas do estômago e do sistema circulatório.
A pessoa procura um cônjuge de boa índole, mas não o encontra.
Vive-se rodeado de inimigos e pessoas invejosas.
As mulheres deste signo gostam de homens mais jovens que elas.
Neste Ifá fala o bode: A pessoa não tem casa. Tem suor de cheiro ativo. Suas
digestões são lentas e difíceis. Não deve tomar muitos líquidos durante as refeições. Está
sempre reclamando de alguma coisa. Dorme pouco e é muito nervosa.
É preciso tocar a testa, todos os dias, com o alfanje de Oxun.
Ensina que a urina possui a virtude de desmanchar feitiços da mesma forma que
elimina as impurezas do organismo.
É preciso que se escovem os dentes com muita constância e que se lave a boca
sempre que comer alguma coisa para manter a saúde dos dentes.
Aqui Oxun não conseguia encontrar Aganjú que havia se enterrado numa cavidade
da terra. Quando o encontrou, saudou-o com a seguinte cantiga:
Eda efon xuro mi, Orun eda, ewe eda efon Aganjú kawo.
Osoworo mobo sodoromi yare Iyalode.
ITANS DE OGBEYEKU
I - O rei de Ifé havia morrido e os membros da corte procuravam alguém de idade
avançada para substituí-lo, na esperança de que esta pessoa, por ser muito velha, viesse a
morrer também em pouco tempo.
Um velho vendedor de tecidos do mercado, sabedor do problema, foi consultar Ifá, na
esperança de poder assumir a coroa real.
Na consulta surgiu Ogbeyeku que prescreveu um ebó composto de um bode preto,
muitos panos e muitas moedas.
Feito o ebó, o velho dirigiu-se às cercanias do palácio onde permaneceu aguardando
os acontecimentos.
Ao vê-lo os membros da corte pensaram logo em coroá-lo rei, pois, por sua idade e
aparência, não tardaria muito a morrer, o que lhes permitiria então coroar uma outra pessoa, de
acordo com seus interesses.
Assim foi feito, mas, graças ao ebó que havia oferecido, ao contrário do que todos
esperavam, o velho viveu por muitos e muitos anos, governando com justiça e sabedoria.
Este ebó deve ser feito para assegurar uma posição que esteja sendo ameaçada.
OBSERVAÇÃO: Ao fazer-se este ebó em alguém coloca-se, na cabeça da pessoa, o
adê de Oxun. Neste caso não se pode usar folhas de oxibatá, que serão substituídas por folhas
de sapoti.
FOLHA DE OGBEYEKU.
Sapoti. Esta folha, que pertence aos Ibejis, possui poderes medicinais extraordinários.
O seu chá combate a insônia. Maceradas e misturadas com cinzas podem ser usadas em
banhos, misturadas com água, para neutralizar feitiços.

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