quarta-feira, 6 de novembro de 2013



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sobre as brasas escaldantes das fogueiras.Nessa qualidade, os seguidores de Airá têm espírito jovem, perigoso,violento, intolerante, mas são brincalhões, alegres, gostam de dançar ecantar.
Airá Osi
É o eterno companheiro de Oxaguiã. Um dia, passando Oxaguiã pelasterras onde vivia Airá Osi, despertou no jovem grande entusiasmo por seuporte de guerreiro e vencedor de batalhas. Sem que Oxaguiã se desseconta, Airá trocou suas vestes vermelhas pelas brancas dos guerreiros deOxaguiã, misturando-se aos soldados do rei de Ejibô. No caminhoencontraram inimigos ao que Osi, medroso que era, escondeu-se atrás deuma grande pedra. Oxaguiã observava a disputa do alto de um monte,esperando o momento certo de entrar nela, mas, para sua surpresa,percebeu que um de seus soldados estava de cócoras, escondido atrás dapedra. Sorrateiramente Oxaguiã interpelou seu soldado e para suasurpresa deparou-se com Airá que chorava de medo, implorando seuperdão, por haver enganado o grande guerreiro branco. Oxaguiã, por suabondade e sabedoria, compadeceu-se de Airá Osi. No entanto, comopunição pela mentira de Airá, decidiu que naquele mesmo dia o jovemvoltaria à sua terra natal vestindo-se de branco e nunca mais usaria oescarlate, devendo dedicar-se a arte da guerra para poder seguir com eleem suas eternas batalhas.Os filhos de Airá Osi são considerados jovens guerreiros, lutam pelo quequerem, mas as vezes deixam-se enganar pela impetuosidade. São calmos,não tidos a trabalhos intelectuais, são amorosos, alegres e sentimentais.São muitas as invocações ou qualidades de Xangô, que, como vimos, sejuntam às outras tantas de Airá. Em diferentes países e regiões dadiáspora africana em que a religião dos orixás sobreviveu e prosperou, diferentes variantes das qualidades dos orixás, pois cada grupo,geograficamente isolado, ao longo do tempo, acabou por selecionar estaou aquela passagem mítica do orixá. Muitas foram esquecidas, outrasganharam novos significados. Cada qualidade é representada pordiferentes cores e outros atributos, de modo que, pelas vestes, contas eferramentas, ritmos e danças, é possível identificar a qualidade que estásendo festejada, principalmente no barracão de festas dos terreiros. Nãosó por esses aspectos, mas também pelas oferendas votivas e pelosanimais que são sacrificados em favor da divindade.
Logunedé - Orixá jovem da caça e da pesca
Logunedé ou Logun Ede, do iorubá Lógunède, é um orixá africano que namaioria dos mitos costuma ser apresentado como filho de Oxum Ipondá eOxóssi Ibualama, do iorubá Ibùalámo. Segundo as lendas, vive seis mesesnas matas caçando com Oxóssi e seis meses nos rios pescando com Oxum.É cultuado na nação Ijexá como sua mãe, mas também nas nações Ketu eEfan, sendo o seu culto muito difundido no Rio de Janeiro.

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No entanto, existem outras versões acerca de suafiliação. Se na maioria dos mitos, Logunedé surgecomo filho de Oxum e Oxóssi, em outros, um poucomais raros, aparece como filho de Ogun e Iansã. Há,ainda, histórias que contam a lenda de Logunedécomo filho desses quatro Orixás, apresentando-ocomo nada mais, nada menos que uma representaçãodos Orixás Gêmeos, Ibeji.Simultaneamente caçador e pescador, Logunedé é oherdeiro dos axés de Oxum e Oxóssi que se fundem ese mesclam como mistério da criação, trata-se de umorixá que une a graça, a meiguice e a faceirice deOxum à alegria, à expansão de Oxóssi. Se Oxumconfere a Logunedé axés sobre a sexualidade, amaternidade, a pesca e a prosperidade, Oxóssi lhepassa os axés da fartura, da caça, da habilidade, doconhecimento.Essa característica de unir o feminino de Oxum aomasculino de Oxóssi, muitas vezes o leva a serrepresentado como uma criança, um meninopequeno ou adolescente, formando mais uma tríadesagrada na História das religiões. Com Logunedé,completa-se o triângulo iorubá pai, mãe e filho quetambém se repete nas trilogias católica (Pai, Mãe eEspírito Santo), egípcia (Ísis, Osíris e Hórus), hindu e tantas outras.Como criança, Logunedé se liga ao lírio, símbolo de pureza e inocência,sendo o lírio da paz uma de suas folhas sagradas. Em um de seus mitos,ele é encontrado por Iansã Onira sobre um lírio. Ela o adota e passa a sersua companheira inseparável, tanto que na feitura dos filhos de Logunedéno candomblé Iansã Onira costuma se apresentar como seu juntó.Como símbolo da pureza, muitas vezes Logunedé também é visto comoum ser andrógino, sendo a androginia um traço do sagrado também emoutras religiões, o que ocorre especialmente no cristianismo e nojudaísmo com os anjos.Mas se, em várias tradições, ele é considerado um orixá masculino, emalgumas é confundido com a homossexualidade ou a bissexualidade, o queocorre quando se interpreta ao pé da letra o mito que afirma viverLogunedé seis meses como homem e seis meses como mulher. Naverdade, a interpretação mais aceita seria que essa se trata de umametáfora para falar dos axés herdados por ele de seus pais, Oxum eOxóssi.Após ser abandonado e viver com Ogum, aprende com ele as artes daguerra e da metalurgia. É coroado por Iansã como o príncipe dos Orixás. Éamigo íntimo de Yewá, seriam eles os Orixás que se complementam,considerados o par perfeito.Num mito raro, Logunedé se perde no caminho entre as casas de Oxum eOxóssi, é encontrado pelo velho Omolu que o ampara e protege. Com

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Omolu, Logunedé aprende a arte da cura e a feitiçaria. O seu primeironome, Logun, no Brasil se mesclou ao segundo, Edé, nome da cidadeiorubá na qual o seu culto se fortaleceu, formando Logunedé. Logun podeser uma abreviatura de Ologun que, em iorubá, quer dizer feiticeiro.Então, feiticeiro, caçador, pescador, príncipe guerreiro, esses são algunstítulos, alguns epítetos dados à Logunedé. Para Mãe Menininha doGantois, "Logun é santo menino que velho respeita".Costuma ser cultuado no candomblé, mas não na umbanda.

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