Ogbe’gunda (Ogbeyonu)
I I
I I
I I
II I
Diz o ditado: Sabia que o mal, já sabe o que é bom.
Ambiente atual: Você quer um pouco de ajuda porque seu mundo está acabando.
Os Orishas aconselhá-lo são: Oxum, Orunmila, Eleggua, Obbatala, Obba, Nana Buruku, Oddudua, Iku, Yemaya, Xangô, Oke, Obbatala, Olokun, Inle, Iroko, Olé Ota, Ibbeyis, Oyá, Ozaín, Exu, Oggún, Babalu Aye.
Neste Odù nasce: O ebo shure, as muletas, que no ato divinatório se toque a cabeça da pessoa com o opele e com adja. Que Oxum coma cabrito castrado, aqui não se enterram os mortos. Este Odù fala de eminente sucesso monetário ou material.
Observação ocidental: Uma oportunidade de negócios irá se apresentar. A princípio o cliente irá rejeitar como se não valesse a pena. Uma séria consideração da oportunidade levará a grande sucesso. Ifá diz que não devemos lutar, um homem deve sacrificar para que seus parentes não o prejudiquem durante uma luta e ele tem problemas porque não tem filhos, deve sacrificar para uma deidade, para que a deidade possa dar um filho para ele, Ifá diz que o corpo de alguém ficara curado, se puder fazer um sacrifício, Ifá diz que esta pessoa terá pilhas de dinheiro o dinheiro esta chegando, mas ele terá que fazer o sacrifício, Ifá fala de sucesso financeiro, ou material, uma oportunidade em novo negocio ou empreendimento, acontecera em breve no principio, o cliente não vai entender porque vale a pena investir ou acreditar após fazer as devidas avaliações e investir seriamente nesta oportunidade terá um grande sucesso.
1ª REZA
OGBEYONU AIYA ADE MOWAYE ORENIO LAIYE ADIFAFUN ODUDUWA WA IYENIFA OWAYE ODUDUWA IKU SEGURE , ARU SEGUERE , OFO SEGUERE EJO SEGUERE OGU SEGUERE ONILU SEGUERE AXELU SEGUERE , ONA SEGUERE
IRE: Um caminho aberto requer a Remoção de obstáculos. Este Odù fala da possibilidade de recebimento de riqueza de esforços anteriores. Deve cuidar de sua casa e não podem brigar com seu cônjuges para terem sorte na vida , deve cuidar da cavidade bucal e do estômago para não venham a ter problemas digestivos , no dia em que o awo encontrar esse signo numa consulta para si próprio não pode senta-se a mesa, fala de sucesso financeiro ou material, uma oportunidade em novo negocio ou empreendimento acontecera em breve, no principio o cliente não vai entender porque vale a pena investir ou acreditar após fazer as devidas avaliações e investir seriamente nesta oportunidade terá um grande sucesso esta vindo um dinheiro pra você, não ande sujo, deve evitar brigas com mulheres , tenha cuidado para não passar uma vergonha, ifa diz que não devemos lutar , um homem deve sacrificar para que seus parentes não o prejudiquem , durante uma luta, deve sacrificar par uma deidade para que possa dar um filho para ele, ifa diz que o corpo de alguém ficara curado se puder fazer um sacrifício, ifa diz que essa pessoa terá pilha de dinheiro o dinheiro esta chegando , mas ela terá que fazer o sacrifício, agrade Yemanja, mantenha acalma sempre, você veio aqui por outra pessoa , não porte arma branca ,esta vindo um dinheiro pra você, salve o Obalauaie, trate de sua boca, faca as coisa com calam para que possa, chegar a alguma solução , tenha cuidado ao cruza o mar , troque de casa para que sua sorte mude se for homem, não mande sua mulher ir embora, porque vai se arrepender cuide-se bem e evite as brigas tenha cuidado com um menino eku a vista , devem cuidar de sua casa e não podem brigar com seu cônjuges para terem sorte na vida. É o poder da mente sobre a matéria, a cabeça, a integração positiva, capacidade de realização, a posição primária, liderança, emoção, poder de concentração. É agilidade mental e intelectual. A pessoa tem a capacidade de todo o mundo para conseguir tudo o que quiser, desde que você tão bem com a cabeça e não pensar com o coração. Odu é o mais comovente, onde há ser humano real mesmo. A pessoa deve ser integrado. Este Odu fala de alcançar o bem-estar se você separar os gostos do corpo para obter e manter. A pessoa tem que se juntar a familiares, sociais, dar mais calor para a casa e não para a rua. A pessoa vai ter tudo o que você quer, se você começou a pensar e analisar e depois executá-lo. Ifá diz que fornece a ira da felicidade e do sucesso material para o cliente para quem este odu é revelado. Ifá diz que a IFA não permitir que essa dor da experiência do cliente ou decepção. Ifá diz que o cliente nunca odu para quem este é revelado experiente tristeza ou decepção em sua vida, ele ou ela deve ser trabalhador, paciente e esperançosa e todos ira de vida vai ser dele ou dela. Ifá diz que, com forte determinação e trabalho duro, paciência e orações que ele ou ela será capaz de obter todas as coisas da vida, que fazem as pessoas ofereceram parabéns para aqueles que ganham a riqueza, o cônjuge, filhos, Carros, coisas, estabelecer negócios, a reputação, popularidade, etc. Ori Ifá diz que a cliente para quem esta será revelado odu seu maior apoio em sua vida ou levar as adversidades que ela sofreu com a assistência de seu Ori, ele ou ela iria garantir a riqueza abundante e todos os outros através da ira da sua origem. Ifa diz também que, enquanto o adversário do cliente a quem é revelado Ogbe-Ìyónú're lote ocupado fazendo para prejudicar, mutilar, matar ele ou ela ou eles a perda de experiência. sua ori / ela estará dirigindo aqueles que assegurar que o local não é para ele / ela. Consequentemente, este cliente precisa oferecer sacrifícios e realizar rituais de Ori, Ifá e, Cliente Ifá disse que é revelado que este odu é revelado para quem vai se tornar um grande líder, que muitas pessoas dependem. Ele ou ela vai estar alimentando um grande número de pessoas colocadas sob o seu comando direto. ele ou ela será muito rico e autorizar a autoridade. Ele ou ela precisa da boa vontade das pessoas, porém antes que isso aconteça. Ifá diz que este cliente será capaz de realizar as suas ambições de sua vida. Ele ou ela deve, contudo, nunca superestime as contribuições de seus colegas, amigos e desejar-lhe bem. Ifá diz que o casal de clientes que esta ADU é revelado conferir um título. Ifá diz que o cliente irá competir com muitos outros para conseguir um título, posição ou honra. Ifá diz que outros candidatos poderão ser mais qualificados do que ele, academicamente, financeiramente ou socialmente, mas ele ou ela arrancou o trabalho. Ifa diz, porém, que o cliente deve ter paciência e ser capaz de absorver os insultos, intimidação e provocação do povo. Estas são as qualidades que lhe dará a posição contra todas as coisas estranhas sobre este Ifá diz que esta impede que a ira de um certo grau de prestígio para a pessoa para quem Ogbe-Ìyònú é revelado. Ifá diz que ele ou ela vai obter o título pela paciência, bondade e capacidade para controlar seu temperamento rosto da oposição, opressão, intimidação ou provocação de direitos. Ele ou ela vai se tornar um líder de pessoas. Ele ou ela vai se tornar a escolha do povo. Ifá diz que espera a ira de uma mulher de bom para o cliente para quem Ogbe-Ìyònú é revelado. Ifá diz que a senhora em questão é a filha de uma personalidade importante na sociedade. Ifá diz que o cliente pode ser paciente e ele não deveria ser autorizado a ser provocado em raiva. IFA também diz que os pais da senhora em questão postam a muitas provas. Todas as provas estão animados para determinar seu nível de paciência, testando sua força de vontade e afirmando que ele foi paciente o suficiente para ser um marido amoroso e cuidar dela. Ifá diz que, com paciência, ele pode ganhar o evento. Ifá diz que o cliente está a seguir uma coisa muito importante para a vida dele ou dela. Ifá diz que a coisa, se segurado, a vida do cliente vai mudar para melhor. Ele ou ela deve oferecer sacrifícios, ser paciente e estão prontas para enfrentar o sofrimento e provocações indevidas a seguir. A coisa pode ser um trabalho, uma posição, um contrato comercial, uma promoção e assim por diante. A final será mais do que compensar os sofrimentos suportados antes de alcançar a meta. Ifá diz que antecipa a ira da boa esposa para o cliente do sexo masculino ea ira do marido, bom para o cliente do sexo feminino a quem este odu é revelado. IFA diz que seu relacionamento destes foi sancionada do céu e ninguém seria capaz de separá-los. Ifá diz que muitas pessoas objeto de seu relacionamento, mas não há nada que qualquer um pode fazer, dado que a relação goza de aprovação divina. Ifá diz que antecipa a realização IRE gasta duas pessoas para quem Ogbe-Ìyònú é revelado. Ifá diz que tanto fez sucesso, apesar da oposição de muitos do bairro. Ifá diz que evita a ira de muitas crianças para o cliente para quem Ogbe-Ogunde é revelado. Ifá diz que ele ou ela vai dar à luz a muitas crianças, se o cliente está sofrendo de falta de crianças, assim como o sacrifício apropriado é feito, ele ou ela vai ter muitos filhos. Na verdade, o cliente vai ter filhos até que ele ou ela está cansado de ter mais filhos. Ifá diz que o cliente, que foi revelado por Ogbe-Ìyònú ser capaz de cumprir os desejos do seu coração. Ele ou ela terá que oferecer um sacrifício e roubar seu EGBE como descrito acima. Ifá diz que preveem a ira do cliente feliz mesmo com o par masculino-feminino por quem este odu é revelado. Ifá diz que o cliente deve ser iniciado em Ifá e deve ser / estar praticando Babalawo. Ifá diz que muitas pessoas teria abusado da sua ejeção da corrida, mas ignorá-los, porque aqueles que abusam ele retornou para recompensá-lo e buscar seu favor. Ifá diz que nunca colocou o cliente que é revelado neste odu vergonha se ele segue o caminho traçado para o IFA. Ifá diz que todos aqueles que fazem gestos para a posterior entrega-lhe o elogio. Ifá diz que a cliente para quem este é revelado odu nunca deve ser perturbado, ele ou ela deve mostrar paciência em todos os momentos, Ifá diz que o cliente tem destino muito bom, mas o destino não importa quão bom possa ter, um mau humor pode sair se oportunidades de atualizar as suas potencialidades e habilidades na vida.
IBI: Um caminho aberto encontra conflito. Este Odù fala dos problemas que poderiam se desenvolver como resultado de um fracasso em ser generoso. Seu inimigo é o álcool, quando a pessoa tem Oggundá dado para beber álcool, é porque tem um grande problema que não pode ser superada e, portanto, nunca faça isso. Este Odu envolve medo ou terror. Ele fala de três pessoas que defendem algo que se transforma em agressão física, e tudo pode ser causado por adultério. É um modo muito agressivo, há oportunidades em que a pessoa se sentir como bater em alguém quando eles argumentam, porque não deve andar com armas de qualquer espécie, que pode ferir ou matar outra pessoa e ir para a prisão. É provável que tenha um acidente ou uma batida má. Você deve ter cuidado com as mordidas de cão que pode transmitir a doença. Este du traz traição e perseguição, maldiçoes que atinge os pés das pessoas, assinala três cirurgias e problemas numa das vistas, fala de alterações do pâncreas, a pessoa que veio consultar esta envolvida com um problema referente a agressor por arma branca cuidado para na o ficar preso, não existe respeito no relacionamento matrimonial, se for homem esta com problemas de impotência, e preciso fazer ebo para que não fique completamente incapaz para o sexo se for mulher esta enferma dos órgão sexuais e por este motivo pode gera filhos, tem que fazer ebo e depois untar a barriga com a mistura de oi da costa, pó de atare e ewe dudu, a mulher já perdeu o interesse pelo marido, como homem, tenha cuidado para não agredir , a um desafeto co arama branca suas relações amorosas sofrem oposição de terceiros, seus inimigos zombam por velo caído cuidado para não ser escravo daquele a quem escraviza hoje, fala de separação e de afastamento que pode ser resolvido com oferecimento de um galo branco a elegbara , tenha cuidado com soberba, que não va li custar a vida , não brigue com sua mulher , você penca em embarcar tenha cuidado com essa viagem, querem roubar sua mulher, tenha cuidado não esquente a cabeça, seus inimigos estão lhe enganando, você esta muito atrasado, não porte armas , tenha cuidado com problemas de justiça, não levante a mão para nem um mulher , tome cuidado com caroços pelo corpo, problemas de digestão, e da boca, não mande sua companhia ir embora porque vai si arrepender depois, troque de casa para que a sua sorte mude, cuidado com um menino para que não morra, cuidado com grandes vergonhas , tenha cuidado com soberba, que vão lhe custa a vida não brigue com sua mulher por nada , você tem um mal gênio e por isso você tem problemas , cuidado com a morte, seus inimigos estão lhe enganando, porque o vem para baixo, você esta muito atrasado, não porte armas , tenha cuidado com problemas de justiças , não engane o babalawo, não levante a mão pra nem uma mulher , não vá tira a roupa de ninguém a força, não ande sujo nem tire a roupa aos puxões, tome cuidado com caroços pelo corpo, desmanchou um assentamento de orisa desde e nao sua vida esta atrasada , não podem ser gulosos, tem que cuidar da boca e do estômago para que não venha a ter problemas digestivos , fala da alteração do pâncreas para evitar enfermidades neste órgão deve tomar banhos com o pó de osso de coelho misturado com efum, e spra a mistura dentro de sua casa, a pessoa esta envolvida com um problema referente a agressão por arma branca para que o responsável, não fique , ou venha a ser preso e preciso fazer ebo com akuko , bode uma roupa velha terra de poço , obi , velas e moedas , não existe respeito no relacionamento matrimonial, se for homem esta com problemas de impotência e preciso fazer ebo para que não fique completamente incapaz para o sexo, se for mulher esta enferma dos órgãos sexuais, e por este motivo, não pode gerar filhos tem que fazer ebo depois unta a barriga com a mistura de ori po de atare e ewe dundun, a mulher já perdeu o interesse pelo marido, tenha cuidado para não agredir a um desafeto com arma branca , suas relações amorosas sofrem oposição de terceiros, cuidado para não ser escravo daquela que você escraviza hoje, cuidado com mal d e estômago, fala de separação e afastamento o que pode ser resolvido com o oferecimento de um galo branco a elegbara Ifá diz que esta impede que a ira de um certo grau de prestígio para a pessoa para quem Ogbe-Ìyònú é revelado. Ifá diz que ele ou ela vai obter o título pela paciência, bondade e capacidade para controlar seu temperamento rosto da oposição, opressão, intimidação ou provocação de direitos. Ele ou ela vai se tornar um líder de pessoas. Ele ou ela vai se tornar a escolha do povo. Ifá diz que espera a ira de uma mulher de bom para o cliente para quem Ogbe-Ìyònú é revelado. Ifá diz que a senhora em questão é a filha de uma personalidade importante na sociedade. Ifá diz que o cliente pode ser paciente e ele não deveria ser autorizado a ser provocado em raiva. IFA também diz que os pais da senhora em questão, posto a muitas provas. Todas as provas estão animados para determinar seu nível de paciência, testando sua força de vontade e afirmando que ele foi paciente o suficiente para ser um marido amoroso e cuidar dela. Ifá diz que, com paciência, ele pode ganhar o evento. Ifá diz que o cliente, que foi revelado por Ogbe-Ìyònú ser capaz de cumprir os desejos do seu coração. Ele ou ela terá que oferecer um sacrifício e roubar seu EGBE como descrito acima. Ifá diz que prevêem a ira do cliente feliz mesmo com o par masculino-feminino por quem este odu é revelado. Ifá diz que o cliente deve ser iniciado em Ifá e deve ser / estar praticando Babalawo. Ifá diz que muitas pessoas teria abusado da sua ejeção da corrida, mas ignorá-los, porque aqueles que abusam ele retornou para recompensá-lo e buscar seu favor. Neste Ifa diz , Ifá diz que, com paciência, pode garantir a riqueza, longevidade e crianças para o cliente deste Odu. Ifá diz que a cliente para quem este Odu é revelada está atualmente a atravessar dificuldades. Ifá diz que seu futuro será frutífera. Não importa o que aconteceu, seus problemas desaparecem e dão lugar para o sucesso e prosperidade, ou ele ira da riqueza, filhos e vida longa no futuro. Antes que ele ou ela morrer, eles se tornaram muito bem sucedidos. Ifá diz que o tempo para alcançar o sucesso. Muitas pessoas estariam pensando como ele alcançou o sucesso.
DIZ IFA
Que tenha cuidado com soberba (ewo), que não vá lhe custar a vida, não brigue com sua mulher mesmo que ela faça algo que não lhe agrade, você sonhou com seu pai de graças a yemanja você tem um mal, gênio e por isso você tem problemas , fique tranquilo , você tem três filhos de diferentes pais, você pensa em embarcar tome cuidado com essa viagem, querem roubar sua mulher, você veio aqui por outra pessoa, que e de quem você aqui pra saber, você pode até morrer primeiro que esta pessoa, tenha cuidado não esquente a cabeça, você ofendeu a sua mulher e ela a você, seus inimigos estão lhe enganado, porque vem para baixo, ainda hoje você vai dar um tropeção na rua, e vão rir de você, você esta muito atrasado, não porte armas (ewo), esta vindo um dinheiro, pra você, não acredite nos bilheteiros, a porta de sua casa tenha cuidado com problemas de justiça não engane o babalawo (ewo), não sair a após as sete da noite , cuidado com jacaré, não levante a mão para nenhuma mulher (ewo), nem vá tirar a roupa de ninguém a força, não ande sujo nem tire a roupa aos puxões (ewo), tome cuidado com caroços pelo corpo salve o baluaye quando você tiver problemas na boca e sentir que esta sofrendo problemas de digestão trate da boca, que ficara curada, faça as coisas com calam para que possa chegar alguma solução, tenha cuidado ao cruzar o mar (ewo), troque de casa para que sua sorte mude não mande sua mulher embora, porque vai se arrepender cuide-se bem e evite as brigas tenha cuidado com um menino para que não morra, tenha cuidado para não passar uma vergonha, você e um irmão se desentendem porque um quer ser mais que o outro, e este e o motivo porque estão parados no tempo.
RECADO DO ODU
A mulher tem dois maridos, antes que ele sabe que para você. A mulher pode ser infértil e se a filha de Obatalá ebbo feita para ter filhos com ele. A pessoa que está em disputa com alguém de uma empresa e pode ser preso por qualquer atitude ofensiva. Ebbo homem tem que ter uma posição de destaque entre os outros homens. Você vai passar por três testes importantes na vida e, finalmente, obter grandes recompensas, mas não sofrem ebboses para retrocessos. Quando você mastigar coma alimentos. Pode ser um pouco fraco no sexual. Há morte para os idosos ou os idosos. Há uma guerra que vem. Você vai ver as coisas de sonhos. Ajuda as mulheres. Cuidado para buracos ou desníveis. Cobre qualquer trabalho para fazer. Se você é enviado para olhar por um lado até que não ebbo. Há um lugar onde a pessoa visitas vão acusar de roubo. Há um risco de morte a uma criança. Não há incesto, ou a falta de como a criança. Para intimidar pode encontrar a morte.
Recomendações:
Está estômago sensível visitar o seu médico, não zombar da pessoa com defeitos, você é uma aventura, tem cuidado com o que você come. Vestir-se de branco, tanto quanto possível, não chore ou deixe ninguém vir a lamentar a miséria, não ingerir bebidas alcoólicas, quando mais precisa de rir por isso, ter o seu anjo da guarda que o acompanha, tem paciência e resignação, não tem o estrangeiro, ficar em apuros sem paixão, sem rancor, cuidado com a garganta, tem o cuidado de apresentar documentos, cuidar de ferimentos na cabeça. Não armazenar nada para ninguém em casa não vai ser roubado e suportar a culpa, que acabam de começar, verifique o seu gênio é desconfortável, você preguiçosos falando sobre ele, não confia seus segredos a ninguém, porque ele vai ser vendido, não ingerir bebidas alcoólicas não se apaixonar por alguém de fora, observe o que você come, porque ele quer fazer feitiçaria, não lhe dizer quem tem um aborto, cuidado com o roubo da propriedade, não um escravo dos outros, você mente com quem ele lida, comer saudável para evitar problemas do coração.
Odu doenças relacionadas com: Impotência sexual, problemas de memória, infertilidade, demência, doenças infecciosas, paralisia, problemas no estômago e intestino, problemas de próstata, a perda de um membro por acidente violento.
EWOS
Não comer ou matar coelhos ou boás.
Não comer lagosta, corvo, cobras e ratos.
Não bomba de água de poço ou tanque,
Não comer em qualquer lugar porque a feitiçaria entra na boca,
Não portar armas de qualquer tipo
Não bebida alcoólica
Indigo não devem usar qualquer forma Não deve ir para a fazenda
Nunca deve ser vingativa ou pagar com o mal o mau
Nunca deve pular o almoço ou fazer jejum
Itan
Os 5 Ados
Gbengbeleku adivinhou onde quis. Foi feito um jogo divinatório para Igun, primogênito de Eledunmare, no dia em que adoeceu e a preocupação de seu pai era curá-lo.
Igun, primogênito de Eledunmare, que é Agotun, aquele que faz da chuva uma fonte de riqueza.
Eledunmare fez tudo o que pôde, sem sucesso. Cansado, abriu-lhe a porta do aye para que ele fosse morar lá.
Toto Ibara foi quem adivinhou para Òrunmilá quando este lamentava sua falta de sorte na vida. Ele foi consultar seu adivinho para saber se teria dinheiro para poder criar os filhos, para poder ter um lar.
Por essa razão foi consultar Ifá. Seus adivinhos o aconselharam a fazer um ebó com cinco galinhas. Fazendo esse ebó, no quinto dia toda a riqueza desejada chegaria às suas mãos.
As galinhas deveriam ser sacrificadas a seu Eledá, uma a uma, diariamente, até completar cinco dias. Cada galinha sacrificada teria as vísceras retiradas e colocadas numa cabaça, cobertas com azeite de dendê e levadas a uma encruzilhada. O resto da galinha poderia ser consumido por ele e sua família. A caminho da encruzilhada onde seria entregue a oferenda, deveria ir cantando alto: que a sorte venha a mim, que a sorte venha a mim! Até chegar a encruzilhada onde seria entregue a oferenda. Esse ritual deveria prosseguir por cinco dias.
Òrúnmìlà fez conforme o orientado. Assim, ele começou a fazer o ebó. Sacrificava as galinhas e levava suas vísceras para a encruzilhada. Lá chegando, depositava a oferenda e despejava azeite de dendê começava a rezar pedindo que a sorte chegasse para ele.
Havia um mato em frente à encruzilhada onde Òrúnmìlà entregava as oferendas ali vivia Igun, o filho de Eledunmare. Assim que Òrúnmìlà deixava os ebós e saía dali, Igun ia lá e comia a oferenda. Igun, filho de Eledunmare, tinha cinco doenças: uma na cabeça, outra nos braços, outra no peito, nas costas tinha uma corcunda e era aleijado dos pés.
No primeiro dia em que comeu a oferenda de Òrúnmìlà, viu-se curado de problema que tinha na cabeça e surpreendeu-se. No dia seguinte, Òrúnmìlà levou novamente seu ebó à encruzilhada repetindo os mesmos rituais, sem saber que alguém comia a sua oferenda. Assim que Òrúnmìlà saiu da encruzilhada Igun foi lá e comeu de novo a oferenda, se esticaram. No terceiro dia Òrúnmìlà continuou o seu processo, levando sua oferenda à encruzilhada.
Mal terminara de colocar o ebó na encruzilhada, Igun foi lá e comeu dessa oferenda. O peito de Igun, que era inchado, desinchou assim que acabou de comer. No quarto dia, Òrúnmìlà levou seu ebó a encruzilhada, cantando: que a sorte venha a mim, que a sorte venha a mim! Mal terminara de colocar o ebó na terra Igun foi lá novamente e o comeu. Assim que acabou de comer, a corcunda que havia em suas costas desapareceu. No quinto dia Òrúnmìlà levou sua oferenda a encruzilhada para completar os rituais.
No caminho ia cantando o mesmo refrão dos dias anteriores. Mal terminara de colocar o ebó na terra para Igun foi lá novamente e o comeu. Na manhã do sexto dia seus dois pés aleijados haviam adquirido vitalidade e ele passou a sem dificuldade. Começou a caminhar por todos os cantos. E foi assim que ele se curou de todas as suas doenças.
Impressionado com esses fatos Igun levantou-se e foi ao orun para encontrar-se com Eledunmare. Este, logo percebeu que o filho estava curado e lhe perguntou quem o curara.
Igun relatou todo o ocorrido a Eledunmare. Disse-lhe que quem entregava as oferendas era Òrúnmìlà e acrescentou que sempre que Òrúnmìlà levava o ebó s encruzilhada ele entoava o refrão – que a sorte venha a mim! Que sorte venha a mim! Que sorte venha a mim!
Eledunmare disse a Igun que presentearia essa pessoa com riqueza.
Pegou então os quatro ados (dons, graças) e os deu a Igun para que os levasse a Òrúnmìlà, no aye.
Igun disse a Eledunmare que não sabia chegar à casa de Òrúnmìlà e o pai o orientou dizendo que, assim que chegasse ao aye. Igun disse a Eledunmare que não sabia chegar a casa de Òrúnmìlà e o pai o orientou dizendo que, assim que chegasse ao aye, perguntasse às pessoas e elas lhe indicariam o caminho. Antes de Igun sair do orun Eledunmare recomendou que Òrúnmìlà pudesse escolher apenas um dos quatro ado e Igun deveria trazer de os três restantes – o ado da riqueza, dinheiro e prosperidade, o ado da fertilidade, o ado da longevidade e o ado da paciência.
Igun voltou para o aye trazendo os quatro ado. Ao chegar, foi à casa de Òrúnmìlà e lá, mostrou a ele os quatro ado. Òrúnmìlà se surpreendeu muito. Perplexo, em duvida quanto ao que fazer, mandou chamar os filhos a fim de lhes pedir conselho sobre qual dos quatro escolher.
Os filhos o aconselharam a escolher o ado da longevidade para que vivesse muito. Òrúnmìlà chamou então suas esposas a fim de lhes pedir conselho sobre qual dos quatro deveria escolher. As esposas aconselharam a escolher o ado da fertilidade para que pudessem ter muitos filhos. Òrúnmìlà chamou seus irmãos a fim de lhes pedir conselho sobre qual dos quatro deveria escolher. Os irmãos o aconselharam a escolher o ado da prosperidade para que pudessem ter muita riqueza e dinheiro. Òrúnmìlà mandou chamar seu melhor amigo. Esse melhor amigo era exu. Quando exu chegou a sua casa, Òrúnmìlà relatou-lhe o ocorrido e lhe pediu conselho quanto à escolha que deveria fazer. Exu, homem hábil, fez as seguintes perguntas a Òrúnmìlà:
- Teus filhos te aconselharam a escolher qual ado?
Òrúnmìlà respondeu:
- O da longevidade
Exu disse não escolher esse ado porque não há uma única pessoa que tenha vencido a morte e lembrou que por mais tempo que se viva, se morre um dia.
Exu então perguntou:
- E tuas esposas te aconselharam a escolher qual ado?
Òrúnmìlà respondeu:
- O da fertilidade
Exu lhe disse para não escolher esse ado porque Òrúnmìlà já tivera filhos. Perguntou-lhe de novo:
- E teus irmãos? Aconselharam-te a escolher qual ado?
Òrúnmìlà respondeu:
- O da prosperidade
Exu lhe disse para não escolher esse ado porque se ficasse rico eliminaria a pobreza da família. E acrescentou que seus irmãos quisessem prosperar deveriam ir trabalhar.
Òrúnmìlà perguntou então a Exu qual dos ado deveria escolher. E exu lhe disse para escolher o ado da paciência porque sua paciência era insuficiente para permitir que chegasse onde desejava. Caso Òrúnmìlà seguisse de fato esse conselho e escolhesse o ado da paciência, todo o ados restantes seriam seus. Òrúnmìlà aceitou a orientação de exu. Escolheu o ado da paciência e devolveu a Igun os três restantes.
Nem os filhos, nem as esposas, ne os irmãos ficaram felizes com sua escolha,
Igun partiu então, de volta, levando consigo os três ado restantes para devolvê-los a Eledunmare. Mal andara um pouco com eles o ado da riqueza lhe perguntou:
- Onde está a paciência?
Igun respondeu que ela ficara na casa de Òrúnmìlà. Riqueza disse a Igun que voltaria para ficar com paciência porque só fica onde ela está. Igun lhe disse que isso era inaceitável e que Riqueza deveria retornar com ele ao orun. Riqueza insistiu que só fica onde há paciência e que, por isso, não tinha porque retornar ao orun. Em pouco, desapareceu da mão de Igun e nesse tempo foi juntar-se a Paciência na casa de Òrúnmìlà.
Fertilidade também perguntou a Igun por Paciência. Igun lhe respondeu que ela estava na casa de Òrúnmìlà. Fertilidade lhe disse que só fica onde há paciência. Assim, Fertilidade levantou-se e procurou estar, em pouco tempo, junto com Paciência na casa de Òrúnmìlà.
Longevidade também perguntou a Igun onde estava Paciência. Igun lhe respondeu que ela estava na casa de Òrúnmìlà. Longevidade também foi se juntar a Paciência.
Quando Igun chegou ao orun Eledunmare lhe perguntou onde estavam os três ado restantes. Igun lhe respondeu que retornara para contar a Eledunmare que todos os ado haviam querido ficar junto com Paciência na casa de Òrúnmìlà. E que pretendia retornar ao aye para buscá-los e trazê-los de volta ao orun. Eledunmare lhe disse que ele não precisava ir buscar os três ado pois, de fato, todos pertencem a quem escolher Paciência. Quem tiver paciência terá longevidade, fertilidade. Procriará e viverá bem com o que procriar. E terá também Riqueza.
Assim tudo transcorreu bem com Òrúnmìlà e, com essas graças, veio a ser rei de Ketu. Procriou e viveu bastante com esses ado. Teve tanta riqueza que construiu casas pelo mundo.
Feliz por suas conquistas montou em seu cavalo e cantou: - Recebi o ado da riqueza, recebi o ado da fertilidade, recebi o ado da longevidade, oh, recebi o ado da paciência. Dançou e alegrou-se. Louvou seus adivinhos e louvou também a exu, o seu amigo
15. Odú Ogbé-Ogundá
Fala neste Odú Obá, Oyá e Ogun
Este Odú fala sobre as guerras, as brigas e principalmente a desunião.
A Padroeira deste Odú é Obá e traz em sua defesa sua irmã mais nova conhecida na cidade de Ibadá como Oyá e na cidade de Irema como Iansã.
Oba é um Orixá feminino que pertence ao culto dos Yorubás. Teve dois relacionamentos em sua vida. No primeiro, ela foi violentada e se exilou indo viver nas profundezas da floresta e criou um culto próprio que se chamava YÁ MI EGBÉ, ou seja: Comunidade das Feiticeiras.
Obá começou a conspirar contra o culto dos homens e não teve nenhum Orixá masculino que a vencesse numa luta corporal, era rápida, astuta e tinha uma força que nem o temido Ogun conseguiu vencê-la. Envergonhado, procurou um Esó da floresta para saber o que poderia fazer para vencer essa poderosa fêmea, que quando brava, parecia um homem.
O feiticeiro mandou que ele pegasse inhame e quiabo, fizesse uma massa bem viscosa e colocasse atrás de um mato, longe dos olhos daqueles que iriam assistir a luta, assim sendo, conduziria Obá para aquela região e quando ela colocasse os pés na massa, iria cair e Ogun deveria possuí-la mostrando assim que por maior que seja a força feminina, jamais será superior ao poder masculino. O principal poder do homem é a força bruta e da mulher é a consciência. O que controla a cólera é a consciência
Obá sentiu-se envergonhada após ser violentada em público e jurou que nunca mais, nenhum homem ousaria tocá-la. Retirou-se de vez da cidade, passando a viver na parte mais obscura da mata.
Este Odú fala sobre as guerras, as brigas e principalmente a desunião.
A Padroeira deste Odú é Obá e traz em sua defesa sua irmã mais nova conhecida na cidade de Ibadá como Oyá e na cidade de Irema como Iansã.
Oba é um Orixá feminino que pertence ao culto dos Yorubás. Teve dois relacionamentos em sua vida. No primeiro, ela foi violentada e se exilou indo viver nas profundezas da floresta e criou um culto próprio que se chamava YÁ MI EGBÉ, ou seja: Comunidade das Feiticeiras.
Obá começou a conspirar contra o culto dos homens e não teve nenhum Orixá masculino que a vencesse numa luta corporal, era rápida, astuta e tinha uma força que nem o temido Ogun conseguiu vencê-la. Envergonhado, procurou um Esó da floresta para saber o que poderia fazer para vencer essa poderosa fêmea, que quando brava, parecia um homem.
O feiticeiro mandou que ele pegasse inhame e quiabo, fizesse uma massa bem viscosa e colocasse atrás de um mato, longe dos olhos daqueles que iriam assistir a luta, assim sendo, conduziria Obá para aquela região e quando ela colocasse os pés na massa, iria cair e Ogun deveria possuí-la mostrando assim que por maior que seja a força feminina, jamais será superior ao poder masculino. O principal poder do homem é a força bruta e da mulher é a consciência. O que controla a cólera é a consciência
Obá sentiu-se envergonhada após ser violentada em público e jurou que nunca mais, nenhum homem ousaria tocá-la. Retirou-se de vez da cidade, passando a viver na parte mais obscura da mata.
Mas, um belo dia, um rei de tranças, que usava argolas em suas orelhas, muitas pulseiras de cobre, colares rente ao pescoço, robusto, com ar de alegria e um sorriso que representava a vida, perdeu-se nas profundezas da mata em uma das suas viagens onde iria visitar Ogun, na cidade de Irê.
Obá avistou esse poderoso rei que trazia um brilho tão ofuscante que mais parecia o sol. Obá encantou-se. Estava apaixonada. Seu coração chorava por que se via mediante a promessa que havia feito e que a proibia de entregar-se ao amor.
Xangô, o rei, galante e conhecedor da beleza que tinha, usou seu charme e encanto para seduzir aquela triste mulher que tanto sofrera. Xangô disse:
- Por que se esconde mulher? A beleza que procuro é a que vem do coração. Porque burro é o homem que não consegue enxergar a beleza que traz escondida dentro de você.
Obá nunca tinha ouvido elogios. Não pôde controlar-se entregou seu coração aquele homem que tinha a conquista como o maior prazer – “possuir o que ninguém mais possui”.
Após esse teatro de amor, Obá mostrou-lhe o caminho de volta e ele viu que maior que a beleza física, era a lealdade que ela devotava a ele, sabia que ela jamais o trairia, pois os filhos de Xangô para não sofrer injustiças e perseguições, devem ter assentado Obá, única Ayabá que guarda a retaguarda de Xangô. Obá deixa de cuidar de si para cuidar de Xangô.
Obá avistou esse poderoso rei que trazia um brilho tão ofuscante que mais parecia o sol. Obá encantou-se. Estava apaixonada. Seu coração chorava por que se via mediante a promessa que havia feito e que a proibia de entregar-se ao amor.
Xangô, o rei, galante e conhecedor da beleza que tinha, usou seu charme e encanto para seduzir aquela triste mulher que tanto sofrera. Xangô disse:
- Por que se esconde mulher? A beleza que procuro é a que vem do coração. Porque burro é o homem que não consegue enxergar a beleza que traz escondida dentro de você.
Obá nunca tinha ouvido elogios. Não pôde controlar-se entregou seu coração aquele homem que tinha a conquista como o maior prazer – “possuir o que ninguém mais possui”.
Após esse teatro de amor, Obá mostrou-lhe o caminho de volta e ele viu que maior que a beleza física, era a lealdade que ela devotava a ele, sabia que ela jamais o trairia, pois os filhos de Xangô para não sofrer injustiças e perseguições, devem ter assentado Obá, única Ayabá que guarda a retaguarda de Xangô. Obá deixa de cuidar de si para cuidar de Xangô.
Perfil:
São pessoas de grande valor. São incompreendidas e se tornam agressivas quando não bem sucedidas. Ambiciosas, buscam paz na Terra e no Mundo, sonhadores e desligados. Costumam sofrer muito no amor.
oloje iku ike obarainan
Nenhum comentário:
Postar um comentário