quarta-feira, 19 de outubro de 2016






Bater palma pra maluco dançar!
Muitos ja devem ter ouvido de alguém esse termo,no entanto o candomble original do (blé) da atualidade são totalmente diferentes. Eu fiquei quase 4 dias procurando o que significaria ser (blé) é no entanto descobri que (blé) não segnifica nada . Um outro termo de candomblé de raiz,mudaram muitas as coisas o nacimento a vestimenta e a postura de cada um também foram moldadas para a pior, Mais infelizmente devemos tudo isso aos antigos que por ignorância não ensinaram aos seus o bom caminho de serem bons iyaos,que não educaram seus iyaos como deveriam que não ensinaram serem humildes . foi por ai que nasceu os diversos axés sem axe nenhum.
O tal dizer que cada um mexe sua panela e sinonimo de que a pessoa não veio de um axé de raiz africanas . É fazer maluquices não e axé ,inventar fundamentos não e axé enfeitar iyao com folhas, conhas, penas, roupas e colares africanos não e axé, dar cervejas regradas de pagodes dentro da sala de orixá não e axé , ser petulante , prepotente é o dono da razão não e axé , usar cocaina aos terminos dos blé não e axé, encentivar os adeptos a usarem dorgas não é axe, informar aos filhos de santo que erradamente dizendo que drogas são axé de exu não e axé. O também dizer que minha nação e pura vamos estudar mais povo!!! porque o candomblé brasiliro foi feito pelos escravoscom um proposito de não deixarem a cultura deles morrem e serem esquecidas o candomblé uma união de povos sofridos que fizeram a magia do candomblé ser axé sem vicíos é sem OSTENTAÇÃO como acontece na atualidade . Outra coisa não existe nação pura. pois para quem ainda não sabe o candomblé brasileiro e a unica nação aonde todos os orixas se encontra numa mesma sala sao feitos em um só espaço.
Todos sabe que é errado que as coisas são erradas que estão fazendo errado, mais todos são coniventes no erro . O pior e que ninguém tem a capacidade, honetidade respeito pelo sagrado de ensinar o que sabe ao proxímo que está fazendo errado, salva guarda quando se rolar muito dinheiro para apostilas ou algo mais. É os mesmo sabem muito bem sair falando mau do blé alheio transformando a religião nun fiasco de intrigas e brigas como sempre foi pois a rivalidade ja vem de longa data.
Muitos não vão aos blé da vida por conta da maluquice ou do orixá em si. Muitos vão pelas cervejas comidas e a maioria vão mesmo pra fazer pegação ,arrumar namorado e afins (drogas) que hoje e costume se ter em rodas após o xiré.
Em relação ao famoso porquinho da india que hoje em dia substituiu o cabrito em feituras. é certo? resposta não,...pesquisei não consegui achar uma reza para oferecer o bicho e nen pra que situação o bicho serviria. não adianta você ofereçer um porquinho da india rezando eje xoro xoro , pois não funciona assim!!! nen tudo e xoro xoro . É mesmo quem assim faz a pratica da troca do cabrito pelo porco da india só poderei dizer que deve ser por economia para sobrar mais pra cerveja .dai a vida do iniciado não caminha ... ja estava ruim dai tudo vai a ruina de vez. e assim esta o blé da vida. obrigado
Olojé Ikú Ikê Obarainan Ally Nebarackk

2 comentários: